EXERCÍCIOS DE SOCIOLOGIA – AS DESIGUALDADES SOCIAIS DO BRASIL

QUESTÃO 01
O texto que segue é do poeta cearense Antonio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, cantador do drama dos caboclos nordestinos e dos pobres do Brasil. 
BRASI DE CIMA E BRASI DE BAXO 
Meu compadre Zé Fulô, 
Meu amigo e companhêro, 
Faz quage um ano que eu tou 
Neste Rio de Janêro; 
Eu saí do Cariri 
Maginando que isto aqui 
Era uma terra de sorte, 
Mas fique sabendo tu 
Que a miséria aqui do Su 
É esta mesma do Norte. 
Tudo o que procuro acho. 
Eu pude vê neste crima, 
Que tem o Brasi de Baxo 
E tem o Brasi de Cima. 
Brasi de Baxo, coitado! 
É um pobre abandonado; 
O de Cima tem cartaz, 
Um do ôtro é bem deferente: 
Brasi de Cima é pra frente, 
Brasi de Baxo é pra trás. 
Aqui no Brasi de Cima, 
Não há dô nem indigença, 
Reina o mais soave crima 
De riqueza e de opulença; 
Só se fala de progresso, 
Riqueza e novo processo 
De grandeza e produção. 
Porém, no Brasi de Baxo 
Sofre a feme e sofre o macho 
A mais dura privação. 
(PATATIVA DO ASSARÉ. Cante lá que eu canto cá. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 1978. p. 271-272.)
Segundo a interpretação do poeta sobre o problema da pobreza, é correto afirmar: 
a) A pobreza atinge principalmente os moradores da região Nordeste, chamada por ele de “Brasi de baxo”. 
b) Na origem da pobreza está o domínio do acaso e do azar, predominando a riqueza em regiões privilegiadas como o Rio de Janeiro. 
c) A pobreza deve-se às diferenças de características pessoais (físicas, psíquicas e raciais, entre outras) que existem entre os brasileiros do sul e os do norte.
d) No Brasil, a pobreza atinge tanto a população nordestina como a do sul do país, dividindo os brasileiros em duas categorias de pessoas. 
e) A pobreza no Nordeste e na região Sul do país decorre do mau aproveitamento dos seus recursos naturais e humanos. 
QUESTÃO 02
Sobre a formação das classes sociais no Brasil, no período de transição do trabalho escravo para o livre, assinale o que for correto. 
01) A produção do café para exportação contou com o emprego de uma mão-de-obra livre, a dos colonos, mas não necessariamente assalariada. 
02) A expansão da cafeicultura estimulou o crescimento de cidades como São Paulo, que demandavam alimentos ofertados, principalmente, pelas lavouras dos colonos, trabalhadores livres que, paulatinamente, substituíram o trabalho escravo. 
04) Durante o período em que vigorou a escravidão, o mercado consumidor de produtos localmente manufaturados era grande, tornando possível identificar uma produção industrial intensa e, portanto, uma classe operária constituída. 
08) Nos cafezais em formação, o colono tinha permissão para cultivar alimentos entre os pés de café, sendo essa prática uma das principais características do regime de colonato, um estágio tido como transitório pelo colono e por sua família. 
16) A construção acelerada das estradas de ferro nas últimas décadas do século XIX, a elevação de tarifas aduaneiras e a substituição do trabalho escravo pelo trabalho livre foram medidas que inviabilizaram um modelo de desenvolvimento econômico que conduziria à consolidação de duas classes sociais no Brasil: a burguesia e o proletariado. 
QUESTÃO 03
Considerando o debate sociológico sobre o tema das “desigualdades sociais” no Brasil, assinale o que for correto. 
01) O desemprego é uma condição de vida experimentada por muitos indivíduos na atualidade. Ele é analisado pelas teorias sociológicas como uma “questão social”, podendo ser um fenômeno que envolve diversos elementos estruturais de uma ou de várias sociedades. 
02) O aumento significativo do número de divórcios é resultado dos problemas que afetam os indivíduos em particular, destruindo lares e famílias, exigindo soluções específicas para cada pessoa. 04) As desigualdades socioeconômicas entre brancos e negros são explicadas pelo sentimento de inferioridade que os negros, historicamente, cultivaram, não tendo relação com o regime de produção baseado na monocultura, no latifúndio e na escravidão. 
08) Os negros integram o grupo social que permanece por menos tempo na escola. A implantação de políticas públicas que tenham como meta sua inclusão no sistema formal de ensino integra, na atualidade, o grupo das ações afirmativas, discutidas pelas instituições de ensino superior. 
16) O desemprego, o divórcio e as desigualdades socioeconômicas entre negros e brancos podem ser analisadas como “questões sociais” que produzem efeitos perversos exclusivamente nas classes sociais menos favorecidas. 
QUESTÃO 04
Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) foi implantado, no exame vestibular, o sistema de cotas raciais, que desencadeou uma série de discussões sobre a validade de tal medida, bem como sobre a existência ou não do racismo no Brasil, tema que permanece como uma dasgrandes questões das Ciências Sociais no país. Roger Bastide e Florestan Fernandes, escrevendo sobre a escravidão, revelam traços essenciais do racismo à brasileira, observando que: “Negro equivalia a indivíduo privado de autonomia e liberdade; escravo correspondia (em particular do século XVIII em diante) a indivíduo de cor. Daí a dupla proibição, que pesava sobre o negro e o mulato: o acesso a papéis sociais que pressupunham regalias e direitos lhes era simultaneamente vedado pela „condição social‟ e pela „cor‟.” (BASTIDE, R.; FERNANDES, F. Brancos e negros em São Paulo. 2.ed. São Paulo: Nacional, 1959. p. 113-114.) 
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a questão racial no Brasil, é correto afirmar: 
a) O racismo é produto de ações sociais isoladas desconectadas dos conflitos ocorridos entre os grupos étnicos. 
b) A escravatura amena e a democracia nas relações étnicas levaram à elaboração de um „racismo brando‟. 
c) As oportunidades sociais estão abertas a todos que se esforçam e independem da „cor‟ do indivíduo. d) Nas relações sociais a „cor‟ da pessoa é tomada como símbolo da posição social. 
e) O comportamento racista vai deixando de existir, paulatinamente, a partir da abolição dos escravos.
QUESTÃO 05
Relatório divulgado pelo Banco Mundial, em 2004, constata que o Brasil teria de elevar “em dez ou 15 vezes” o montante de dinheiro destinado a programas como Bolsa-Escola, a fim de equilibrar as disparidades de renda e integrar os mais pobres ao mercado. Na atual situação, de acordo com o Banco Mundial, o Brasil tem contribuído de maneira significativa para a estagnação da diminuição do número de miseráveis na América Latina. Agrava a situação o fato de que a miséria deve persistir por muito mais tempo em relação ao resto do mundo, mesmo se houver um ciclo de crescimento econômico com taxas elevadas. Essa dificuldade é acentuada pelo alto endividamento do país, que vem agindo como empecilho para a melhor redistribuição de renda. Enfim, o Banco Mundial ressalta que tanto a América Latina quanto o Brasil tem-se revelado na contramão em relação ao resto do mundo, que, nos últimos 20 anos, diminuiu pela metade o número de miseráveis. 
(Adaptado de: Folha de São Paulo, São Paulo, 24 abr. 2004. p. A-7.) 
De acordo com o texto, é correto afirmar que, para o Banco Mundial: 
a) O Brasil tem contribuído para a estagnação da pobreza mundial, em razão das altas taxas de crescimento econômico dos últimos anos. 
b) A pobreza poderia ser erradicada se o Brasil e os governos da América Latina decidissem não saldar a dívida externa. 
c) Taxas elevadas de crescimento econômico representam pré-condições à redução pela metade dos atuais níveis de pobreza na América Latina. 
d) A redução da pobreza deriva da retração do investimento público, o que liberaria mais dinheiro para o investimento produtivo. 
e) O caminho mais adequado para a redução da pobreza é o incremento dos gastos com programas sociais de caráter assistencial.
Gabarito
QUESTÃO 01- D 
QUESTÃO 02- Resposta: 11 
Alternativa (s) correta (s): 01-02-08 
QUESTÃO 0 3- Resposta: 09
Alternativa (s) correta (s): 01-08 
QUESTÃO 04 – D 
QUESTÃO 05 – E