EXERCÍCIOS SOBRE ROMA E A CIVILIZAÇÃO BIZANTINA (História – Ensino Médio – 1º ano)
QUESTÃO 1
(UNICAMP/2015) O filósofo Aristóteles (c. 384-322 a.C.) definiu a cidadania em Atenas da seguinte forma:
“A cidadania não resulta do fato de alguém ter o domicílio em certo lugar, pois os estrangeiros residentes e os escravos também são domiciliados nesse lugar e não são cidadãos. Nem são cidadãos todos aqueles que participam de um mesmo sistema judiciário. Um cidadão integral pode ser definido pelo direito de administrar justiça e exercer funções públicas.”
ARISTÓTELES. Política. Brasília: Editora da UnB, 1985. p. 77-78. (Adaptado)
A) Indique duas condições para que um ateniense fosse considerado cidadão na Grécia clássica no apogeu da democracia.
B) Os estrangeiros, também chamados de metecos, não tinham direitos integrais, mas tinham alguns deveres e direitos. Identifique um dever e um direito dos metecos.
QUESTÃO 2
(UNEAL/2015) Com relação aos gregos antigos, destaca-se o “pan-helenismo”, que se define como “aquilo que há de comum entre todos os helenos ou habitantes da Hélade”. Ele se manifesta tão somente nos Jogos Olímpicos e nas comemorações a Apolo, no oráculo de Delfos (espaço comum de cultos, festas religiosas e consultas a presságios). O único momento em que todos os helenos se uniram foi para lutar contra um inimigo comum, os persas. Tal união levou a uma polarização e a uma disputa no interior da própria Hélade, denominada
A) Guerra dos Cem Anos.
B) Guerra de Troia.
C) Guerra do Peloponeso.
D) Cruzadas.
E) Guerras Púnicas.
QUESTÃO 3
(FUVEST/2015)
“Em certos aspectos, os gregos da Antiguidade foram sempre um povo disperso. Penetraram em pequenos grupos no mundo mediterrânico e, mesmo quando se instalaram e acabaram por dominá-lo, permaneceram desunidos na sua organização política. No tempo de Heródoto, e muito antes dele, encontravam-se colônias gregas não somente em toda a extensão da Grécia atual, como também no litoral do Mar Negro, nas costas da atual Turquia, na Itália do sul e na Sicília Oriental, na costa setentrional da África e no litoral mediterrânico da França. No interior desta elipse de uns 2500 km de comprimento, encontravam-se centenas e centenas de comunidades que amiúde diferiam na sua estrutura política e que afirmaram sempre a sua soberania. Nem então nem em nenhuma outra altura, no mundo antigo, houve uma nação, um território nacional único regido por uma lei soberana, que se tenha chamado Grécia (ou um sinônimo de Grécia).”
FINLEY, M. I. O mundo de Ulisses. Lisboa: Editorial Presença, 1972. (Adaptado)
Com base no texto, pode-se apontar corretamente
A) a desorganização política da Grécia antiga, que sucumbiu rapidamente ante as investidas militares de povos mais unidos e mais bem preparados para a guerra, como os egípcios e macedônios.
B) a necessidade de profunda centralização política, como a ocorrida entre os romanos e cartagineses, para que um povo pudesse expandir seu território e difundir sua produção cultural.
C) a carência, entre quase todos os povos da Antiguidade, de pensadores políticos, capazes de formular estratégias adequadas de estruturação e unificação do poder político.
D) a inadequação do uso de conceitos modernos, como nação ou Estado nacional, no estudo sobre a Grécia antiga, que vivia sob outras formas de organização social e política.
E) a valorização, na Grécia antiga, dos princípios do patriotismo e do nacionalismo, como modo de consolidar política e economicamente o Estado nacional.
QUESTÃO 4
(UFSC/2015) Some os números que correspondem às alternativas corretas sobre as artes na Antiguidade:
01. Os povos que se estabeleceram na região dos rios Tigre e Eufrates precisavam defender e expandir seu território constantemente, o que os impediu de realizar obras artísticas.
02. As diferentes formas de expressão artística desenvolvidas por diversas sociedades nos permitem conhecer melhor seu passado e podem ser consideradas fontes históricas.
04. A mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam cenas envolvendo ações divinas.
08. Entre os poetas mais conhecidos da Roma antiga, figura Virgílio, autor da Ilíada, poema que descreve o desenvolvimento do Senado romano.
16. Na Grécia antiga, a tragédia foi um gênero literário muito presente nas artes cênicas; várias peças teatrais desse gênero ficaram famosas e foram encenadas em outros períodos da história.
32. Os romanos desenvolveram um estilo artístico que permaneceu independente da influência de outros povos, mesmo após a constituição do Império.
QUESTÃO 5
(IFCE/2014) A Grécia antiga é considerada pelos historiadores uma civilização de grande esplendor cultural. Os gregos se destacaram na filosofia, nas artes, na tecnologia e nos esportes. Sobre a civilização grega, é correto afirmar-se que
A) o teatro grego surgiu a partir da evolução das artes e cerimônias gregas, por exemplo, a festa em homenagem ao deus Dionísio (deus do vinho e das festas).
B) a cidade de Esparta foi palco de grande desenvolvimento filosófico durante o Período Clássico.
C) na democracia ateniense, participavam todos os cidadãos, nascidos na cidade, adultos e livres, e eram aqueles que podiam participar das votações que ocorriam na Ágora.
D) a religião na Grécia antiga era monoteísta e tinha uma forte marca humanista.
E) os cidadãos gregos valorizavam as atividades intelectuais, artísticas e políticas, mas também eram responsáveis pelos trabalhos pesados que realizavam nos campos, nas minas de minérios, nas olarias e na construção civil.
QUESTÃO 6
(UPE/2014)
“A civilização bizantina foi muito mais original e criativa que, em geral, lhe creditam. Suas igrejas abobadadas desafiam em originalidade e ousadia os templos clássicos e as catedrais góticas, enquanto os mosaicos competem, como supremas obras de arte, com a escultura clássica e a pintura renascentista.”
ANGOLD, Michael. Bizâncio: a ponte da Antiguidade para a Idade Média. Rio de Janeiro: Imago, 2002. p. 9. (Adaptado)
Sobre o legado cultural bizantino, marque a alternativa CORRETA.
A) Herdando elementos da cultura grega, os bizantinos desenvolveram estudos sobre a aritmética e a álgebra.
B) Negando a tradição jurídica romana, o Império Bizantino pautou sua jurisdição no direito consuetudinário.
C) A filosofia estoica influenciou o movimento iconoclasta, provocando o Cisma Cristão do Oriente no século XI.
D) O catolicismo ortodoxo tornou-se a religião oficial do Império após a denominada querela das investiduras.
E) A Catedral de Santa Sofia sintetiza a tradição artística bizantina com seus ícones e mosaicos.
QUESTÃO 7
(UEA/2014)
“Os plebeus consumiam-se no ódio aos patrícios, sobretudo por causa da escravidão por dívidas. Indignados, diziam que eram aprisionados e oprimidos em sua própria pátria e por seus próprios concidadãos, embora combatessem no exterior pela liberdade da República. A plebe era mais protegida na guerra do que na paz, mais livre entre inimigos do que entre seus próprios concidadãos.”
Tito Lívio. História de Roma, 1989.
Tito Lívio foi um romano que viveu de 59 a.C. a 17 d.C. O historiador alude a uma contradição existente na cidade de Roma, ainda no período republicano, em que
A) os plebeus, essenciais para as conquistas romanas, tinham limitados direitos políticos e sociais.
B) os patrícios promoviam as guerras exteriores com a finalidade de incorporar as terras dos plebeus.
C) as vitórias militares e as conquistas romanas impediam a ascensão social das classes plebeias.
D) os generais romanos vitoriosos contavam com a fidelidade de suas tropas e diminuíam os poderes dos senadores.
E) as famílias patrícias impunham aos plebeus o culto religioso dos patrícios mortos em combate.
GABARITO
1.
a) A cidadania, como usufruto de direitos e prática de deveres, era restrita no período clássico. Para ser cidadão ateniense pleno era necessário ser homem, livre, maior de idade e filho de pais atenienses.
b) Os metecos tinham direitos e deveres limitados. Podem ser citados como parte de seus deveres: pagar impostos, servir no Exército e obedecer às leis da cidade. Entre os direitos, destacam-se o direito de exercer atividades comerciais e o de ter propriedades.
2 – C
3 – D
4. Soma: 02 + 04 + 16 = 22.
5 – A
6 – E
7 – A