EXERCÍCIOS SOBRE REVOLUÇÕES INGLESAS E REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (História – Ensino Médio – 2º ano)

QUESTÃO 1
(ENEM-MEC/2015)
“Dominar a luz implica tanto um avanço tecnológico quanto uma certa liberação dos ritmos cíclicos da natureza, com a passagem das estações e as alternâncias de dia e noite. Com a iluminação noturna, a escuridão vai cedendo lugar à claridade, e a percepção temporal começa a se pautar pela marcação do relógio. Se a luz invade a noite, perde sentido a separação tradicional entre trabalho e descanso – todas as partes do dia podem ser aproveitadas produtivamente.”
SILVA FILHO, A. L. M. Fortaleza: imagens da cidade. Fortaleza: Museu do Ceará; Secult-CE, 2001. (Adaptado)

Em relação ao mundo do trabalho, a transformação apontada no texto teve como consequência a
A) melhoria da qualidade da produção industrial.
B) redução da oferta de emprego nas zonas rurais.
C) permissão ao trabalhador para controlar seus próprios horários.
D) diminuição das exigências de esforço no trabalho com máquinas.
E) ampliação do período disponível para a jornada de trabalho.
QUESTÃO 2
(UEM/2014) Sobre a Revolução Industrial, processo de desenvolvimento da indústria que se inicia na Grã-Bretanha na segunda metade do século XVIII, e seus desdobramentos, identifique a(s) alternativa(s) correta(s).
01. Nas fábricas, com o maior uso das máquinas, a habilidade manual dos trabalhadores perdeu importância.
02. A Revolução Industrial conduziu a um grande desenvolvimento da forma corporativa de produção, prática que já era utilizada pelos artesãos em suas oficinas.
04. Submetidos a uma remuneração e a condições de trabalho e de vida que consideravam sub-humanas, os trabalhadores britânicos associaram-se em organizações trabalhistas como as trade unions.
08. Sob a influência das transformações econômicas da Grã-Bretanha, na segunda metade do século XVIII, a França viveu uma radical transformação de sua produção, com o completo desaparecimento das pequenas oficinas.
16. A Revolução Industrial estabeleceu uma supremacia dos proprietários dos meios de produção, os capitalistas, na ordem econômica, ao mesmo tempo que acelerou o êxodo rural, o crescimento urbano e a formação do operariado.
Some os números que correspondem às alternativas corretas.

QUESTÃO 3
(UERN/2013) O movimento cartista, retratado na charge, e o movimento ludista ocorridos na Grã-Bretanha estão diretamente ligados
A) à luta pela liberdade religiosa empreendida pelos anglicanos, a partir da carta papal que os impedia de escolher o culto que mais lhes conviesse.
B) ao processo de unificação engendrado pelos países da Grã-Bretanha – Escócia, Inglaterra e Irlanda –, com o objetivo de fortalecer a hegemonia inglesa.
C) aos embates entre capitalistas e socialistas radicais, em luta pela supremacia política no Parlamento britânico, até então dominado pela Câmara dos Lordes.
D) ao processo conhecido como Revolução Industrial, que trouxe, entre outras consequências, a mobilização operária por melhores condições de trabalho.
QUESTÃO 4
(UNESP/2013)
“Todo processo de industrialização é necessariamente doloroso, porque envolve a erosão de padrões de vida tradicionais. Contudo, na Grã-Bretanha, ele ocorreu com uma violência excepcional, e nunca foi acompanhado por um sentimento de participação nacional num esforço comum. Sua única ideologia foi a dos patrões. O que ocorreu, na realidade, foi uma violência contra a natureza humana. De acordo com uma certa perspectiva, esta violência pode ser considerada como o resultado da ânsia pelo lucro, numa época em que a cobiça dos proprietários dos meios de produção estava livre das antigas restrições e não tinha ainda sido limitada pelos novos instrumentos de controle social. Não foram nem a pobreza, nem a doença os responsáveis pelas mais negras sombras que cobriram os anos da Revolução Industrial, mas
sim o próprio trabalho.”
THOMPSON, Edward P. A formação da classe operária inglesa, 1987. vol. 2. (Adaptado)

O texto afirma que a Revolução Industrial
A) aumentou os lucros dos capitalistas e gerou a convicção de que era desnecessário criar mecanismos de defesa e proteção dos trabalhadores.
B) provocou forte crescimento da economia britânica e, devido a isso, contou com esforço e apoio plenos de todos os segmentos da população.
C) representou mudanças radicais nas condições de vida e trabalho dos operários e envolveu-os num duro processo de produção.
D) piorou as condições de vida e de trabalho dos operários, mas trouxe o benefício de consolidar a ideia de que o trabalho enobrece o homem.
E) preservou as formas tradicionais de sociabilidade operária, mas aprofundou a miséria e facilitou o alastramento de epidemias.
QUESTÃO 5
(UFRN/2012)
“Segundo o historiador David Landes, a Revolução Industrial […] começou na Grã-Bretanha no século XVIII e expandiu-se de forma distinta nos países da Europa continental e em algumas áreas do ultramar. Em um espaço de menos de duas gerações, transformou a vida do homem ocidental, a natureza de sua sociedade e seu relacionamento com outros povos do mundo.”
LANDES, David S. Prometeu desacorrentado: transformação tecnológica e desenvolvimento industrial na Europa Ocidental, desde 1750 até os dias de hoje. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. p. 1.
A Revolução Industrial significou mudanças radicais, promovendo
A) avanços técnicos, oposição entre a burguesia e o proletariado, e revalorização mundial dos princípios mercantilistas.
B) alteração no processo de produção, sujeição do proletariado ao capital e divisão internacional do trabalho.
C) aumento da produtividade, acelerada urbanização e equilíbrio geopolítico entre as nações europeias.
D) exploração de nova fonte de energia, modificações de estilos de vida e rejeição às práticas políticas imperialistas.
QUESTÃO 6
(UEL/2012) A Revolução Industrial, no século XVIII, implicou a utilização e a transformação intensiva dos elementos naturais, por intermédio das máquinas que substituíram, em parte, o trabalho humano e manual. Dentre essas novas máquinas e equipamentos, destacaram-se aqueles que surgiram a partir da invenção de James Watt, em 1768. Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre a Primeira Revolução Industrial, identifique a alternativa correta:
A) A mão de obra fabril excluiu as crianças e as mulheres da linha de montagem industrial.
B) Criaram-se equipamentos domésticos movidos a eletricidade, como as primeiras máquinas de lavar roupas.
C) Desenvolveram-se transportes terrestres e marítimos, como o trem e o navio, movidos a vapor.
D) O controle da produção na fábrica era realizado pelo ajuste dos mecanismos aos relógios biológicos dos trabalhadores.
E) Substituiu-se a tração animal por aquela movida a gasogênio, impulsionando o transporte público.
QUESTÃO 7
(UECE/2010) As profundas transformações vividas pela sociedade britânica no final do século XVIII desencadearam o processo de mudanças irreversíveis, configurando o marco final da fase de transição do feudalismo para o capitalismo. Sobre este recorte histórico, é correto afirmar que se trata da
A) Revolução Inglesa, também conhecida como Guerra Civil Inglesa.
B) Revolução Agrícola, com a difusão de novas técnicas agrícolas.
C) Revolução Industrial, com as inovações técnicas.
D) Revolução Política, com as alterações na estrutura social e econômica.

GABARITO
l – E
2 – Soma: 01 + 04 + 16 = 21.
3 – D
4 – C
5 – B
6 – C
7 – C