EXERCÍCIOS SOBRE POLÍTICAS AMBIENTAIS (Geografia – Ensino Médio – 1º ano)

QUESTÃO 1
(Uerj-RJ, 2016) A química permite ao homem realizar transformações íntimas na estrutura da matéria. Com seu desenvolvimento e aplicação nos processos de industrialização, a partir de finais do século XVIII, essas transformações passaram a se realizar em uma escala massiva, tendo efeitos ainda mais abrangentes. A cada vez que inovações mudavam a base tecnológica, produtos e serviços inéditos chegavam à sociedade, surgindo também problemas ambientais novos e complexos.
Fonte: Polipet. Disponível em: <polipetembalagens.com.br>. Acesso em: jul. 2011 (adaptado).
No desenvolvimento das indústrias ocorrido em diversas sociedades, acompanhado pela aplicação de conhecimentos científicos, destaca-se o caso da petroquímica, ilustrado na imagem.
O principal problema ambiental causado pela indústria petroquímica está identificado em:
A) erosão de solos agricultáveis.
B) derrubada de reservas florestais.
C) produção de resíduos poluentes.
D)superexploração de recursos hídricos.
QUESTÃO 2
(Acafe-SC, 2015) Pesquisas recentes apontam que a Floresta Amazônica já possui espécies com garantia de extinção até 2050. Em artigo publicado na revista Science, professor da UFG afirma que ações antrópicas na Floresta Amazônica são responsáveis pelo aumento na taxa de extinção de espécies.
Fonte: Jornal UFG. Disponível em: <ttp://jornalufgonline.ufg.br/pages/41714>.

O gráfico a seguir mostra a relação entre área degradada e extinção de espécies. Acerca do tema, é correto afirmar:
A) A construção de hidrelétricas em busca de desenvolvimento econômico afeta organismos terrestres proporcionalmente à medida da área desmatada/alagada. Porém, contribui para a proliferação de organismos aquáticos à medida que gera barreiras para a dispersão de espécies ao longo do rio.
B) Extinções acontecem “naturalmente”, sem intervenção antrópica, fenômeno denominado de “taxa de extinção de fundo”. A ação antrópica tende a aumentar essa taxa, contribuindo positivamente na renovação das espécies e do ambiente.
C) O impacto ambiental causado na Floresta Amazônica pelas ações humanas (chamadas de antrópicas) émotivo de preocupação, levando à perda de habitat e mudanças climáticas, dentre outras.
D) A diminuição do desmatamento seria a única medida para preservar a biodiversidade.
QUESTÃO 3
(Uepa-PA, 2015) Leia o texto para responder à questão.

“O grande incêndio de Roraima, final de 1997 e início de 1998, chamou a atenção do mundo, por impressionar os cientistas que analisavam as imagens de satélite ao perceberem o avanço do fogo sobre áreas de floresta primária. Esse incêndio provocou intenso debate, na comunidade científica e ambientalista, sobre a necessidade de avaliar seus reais impactos nas formações florestais, gerando forte ‘pressão’ sobre órgãos ambientalistas do governo federal e estadual para a implementação de políticas públicas voltadas a prevenção de queimadas.”
Ciência Hoje, jan./fev. 2000, v. 27, n. 157 (adaptado).

Sobre os impactos causados pelo fenômeno apresentado no texto, analise as afirmativas abaixo.
I. Diminui a evapotranspiração.
II. Diminui a lixiviação e a erosão.
III. Reduz o estoque genético do planeta.
IV. Aumenta a temperatura e diminui as chuvas na região.
V. Melhora o solo contra o impacto das águas das chuvas e os raios solares.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
A) I e II
B) I e IV
C) I, III e IV
D) II, III e IV
QUESTÃO 4
(Uece-CE, 2015) O uso irresponsável dos recursos naturais do planeta pode afetar de forma drástica as gerações presentes e futuras dos seres humanos. Em função da ecoeficiência, há a alternativa da sustentabilidade para que tenhamos disponíveis, no presente e no futuro, os recursos naturais não renováveis. O uso de recursos renováveis como energias alternativas é umas das ações que podem melhorar nossa qualidade de vida.
Ao se falar em sustentabilidade, o seguinte tripé sustenta seu conceito:
A) economia, energia e sociedade.
B) meio ambiente, saúde e economia.
C) saúde, sociedade e energia.
D) meio ambiente, sociedade e economia.
QUESTÃO 5
(Uece-CE, 2015) O panorama global vem sofrendo constantes mudanças relacionadas a três das grandes preocupações da sociedade humana atual: meio ambiente, energia e economia mundial. Nesse sentido, preservar e usar de forma sustentável os recursos não renováveis é uma forma de minimizar impactos no meio ambiente para que haja a promoção de uma melhor qualidade de vida na presente e nas futuras gerações.
A partir dessa informação, assinale a afirmação verdadeira.
A) A matéria-prima renovável vem de combustíveis fósseis ou da mineração.
B) O uso de reagentes menos tóxicos e o projeto do uso de produtos químicos totalmente efetivos, embora com baixa ou nenhuma toxicidade, é alvo da química verde.
C) A introdução de novos catalisadores, de preferência catalisadores sintéticos, minimiza impactos ambientais.
D) O chamado petróleo do pré-sal é um petróleo de baixa qualidade, mesmo que sua fração de compostos leves seja o maior fator que facilita o refino.
QUESTÃO 6
(Unicamp-SP, 2014) A preservação da biodiversidade ocupa hoje um lugar importante na agenda ambiental de diversos países. Qual das afirmações abaixo é correta?
A) A diversidade de espécies diminui com o aumento da produtividade do ecossistema.
B) A diversidade de espécies diminui com o aumento da heterogeneidade espacial do ecossistema.
C) A diversidade de espécies diminui com o aumento da latitude.
D) A diversidade de espécies em recifes de coral é a menor entre os ecossistemas marinhos.

QUESTÃO 7

(EfSP-SP, 2014) O Brasil sofre com vários problemas socioeconômicos. Além disso, vem sofrendo com alguns problemas ambientais graves, devido à grande utilização dos recursos naturais e à degradação ambiental. Para tentar modificar esse cenário, um novo conceito tem ganhado força e espaço, que é o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. O uso dessa estratégia tem como finalidade
A) erradicar a fome e a pobreza extrema.
B) sustentar o ambiente, independentemente do desenvolvimento.
C) garantir o desenvolvimento socioeconômico.
D) propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.
E) garantir que o desenvolvimento socioeconômico não se sustente.
QUESTÃO 8
(Uema-MA, 2014)
O impacto da atividade humana sobre o ambiente vem sendo amplamente discutido e, hoje, já é consenso a dependência dos recursos naturais para nossa sobrevivência. Neste contexto, a problemática do lixo é urgente pela demanda crescente de volume de resíduo destinado de forma inadequada em lixões e aterros sanitários e as consequências geradas à saúde. Soluções mais efetivas para esse problema devem proporcionar uma mudança de hábitos que implica diminuir a produção de resíduos, utilizar o máximo possível um mesmo objeto, assim como reaproveitar os materiais.
SANTOS, F. S.; AGUILAR, J. B. V.; OLIVEIRA, M. M. A. Biologia – Ser protagonista. v. 3. São Paulo:Edições SM, 2010 (adaptado).

O modelo de desenvolvimento sustentável preconiza o manejo dos recursos naturais, de modo a promover o desenvolvimento econômico e, ao mesmo tempo, a conservação do meio ambiente. Acerca do lixo, a recomendação é a aplicação do conceito dos três Rs, que determina, respectivamente,
A) Reduzir, Restaurar e Refazer.
B) Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
C) Reutilizar, Reduzir e Reciclar.
D) Refazer, Reduzir e Refazer.
E) Reciclar, Reduzir e Refazer.
QUESTÃO 9
(Enem, 2015)
A questão ambiental, uma das principais pautas contemporâneas, possibilitou o surgimento de concepções políticas diversas, dentre as quais se destaca a preservação ambiental, que sugere uma ideia de intocabilidade da natureza e impede o seu aproveitamento econômico sob qualquer justificativa.
PORTO-GONÇALVES, C. W. A globalização da natureza e a natureza da globalização Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (adaptado).

Considerando as atuais concepções políticas sobre a questão ambiental, a dinâmica caracterizada no texto quanto à proteção do meio ambiente está baseada na
A) prática econômica sustentável.
B) contenção de impactos ambientais.
C) utilização progressiva dos recursos naturais.
D) proibição permanente da exploração da natureza.
E) definição de áreas prioritárias para a exploração econômica.
QUESTÃO 10
No mapa estão representados os biomas brasileiros que, em função de suas características físicas e do modo de ocupação do território, apresentam problemas ambientais distintos.
Nesse sentido, o problema ambiental destacado no mapa indica
A) desertificação das áreas afetadas.
B) poluição dos rios temporários.
C) queimadas dos remanescentes vegetais.
D) desmatamento das matas ciliares.
E) contaminação das águas subterrâneas.
GABARITO
1 – C
2 – C
3 – C
4 – D
5 – B
6 – C
7 – D
8 – B
9 – D
10 – A