EXERCÍCIOS SOBRE “O ARGUMENTO” (Filosofia – Ensino Médio – 3º ano)

QUESTÃO 1
O que você entende por raciocínio?
Grosso modo, podemos dizer que é um processo mental, efetuado pela razão, em que certas informações são escolhidas e articuladas entre si com o propósito de obter outra informação.
QUESTÃO 2
Comente a noção de consequência lógica e sua importância para os estudos lógicos.
Consequência lógica é a relação que se estabelece entre as premissas e a conclusão, na qual esta última é percebida como uma decorrência dos dados utilizados ou das hipóteses levantadas nas premissas. Entender essa relação e estabelecer critérios para identificá-la tem sido uma das principais preocupações dos lógicos.
QUESTÃO 3
Com base na distinção feita no capítulo, quando há um debate sobre algum tema, as pessoas apresentam raciocínios ou argumentos? Justifique.
Em um debate as pessoas procuram expor o que pensaram, isto é, seus raciocínios, por meio de argumentos, que são sentenças ou proposições estruturadas com o propósito de afirmar, justificar ou provar a verdade de outra sentença ou proposição.
QUESTÃO 4
Identifique as premissas e a conclusão de cada um dos seguintes argumentos:
a) Não é um bom momento para comprar imóveis, pois a demanda é grande, a oferta é pouca e os preços estão no céu.
Premissas: “A demanda é grande”, “A oferta é pouca” e “Os preços estão no céu”; conclusão: “Não é um bom momento para comprar imóveis”.
b) O ser humano não é completamente livre, tendo em vista que, apesar de ser racional, está sujeito às suas necessidades animais.
Premissas: “O ser humano é racional” e “Mas está sujeito às suas necessidades animais”; conclusão: “O ser humano não é completamente livre”.
QUESTÃO 5
Como aristóteles entendia o papel da lógica no contexto da busca de conhecimento?
Aristóteles entendia que a lógica não era uma ciência em si, mas podia ser uma ferramenta ou instrumento importante na busca do conhecimento verdadeiro. Por isso elaborou diversos tratados sobre
temas que hoje pertencem a essa disciplina.
QUESTÃO 6
Em que consiste a diferença entre um argumento válido e um argumento correto?
A principal diferença é que o argumento correto deve ser não apenas válido, mas também ter premissas verdadeiras, de tal maneira que sua conclusão será necessariamente verdadeira. Isso não ocorre com o argumento válido, pois neste a conclusão é uma consequência lógica de suas premissas, mas não necessariamente será verdadeira se tiver uma ou mais premissas falsas.
QUESTÃO 7
Crie uma proposição de tipo A, usando os termos “cidadão” e “protegido pela Constituição”. Depois transforme essa proposição em E, I e O.
Atividade que envolve a aplicação dos conceitos relativos aos distintos tipos de proposições. Exemplo:
A – Todos os cidadãos são protegidos pela Constituição;
E – Nenhum cidadão é protegido pela Constituição;
I – Alguns cidadãos são protegidos pela Constituição;
O – Alguns cidadãos não são protegidos pela
Constituição. Podem aparecer respostas utilizando os termos propostos de maneira invertida, ou seja, considerando “(um indivíduo) protegido pela constituição” como sujeito e “cidadão” como predicado.
QUESTÃO 8
Encontre as proposições que podem ser relacionadas logicamente entre si, identificando as relações que se estabelecem entre cada par (contrária, contraditória etc.):

I. toda criança necessita de seus pais.
II. alguns indivíduos não experimentam a piedade compassiva.
III. Nenhuma criança precisa dos pais.
IV. todo ser humano tem compaixão.
V. Os genitores não são necessários para alguns de seus filhos.
VI. a compaixão encontra-se em algumas pessoas.
As proposições que podem ser relacionadas entre si são I, III e V; II, IV e VI. Observe que, embora algumas sentenças estejam na forma passiva, elas enunciam o mesmo que na forma ativa, podendo, portanto, ser relacionadas. O uso de sinônimos também não impede a relação lógica, pois o que importa é o conceito enunciado pelo termo. As relações lógicas entre as proposições são: I e III – contrárias; I e V – contraditórias; III e V – subalternas; II e IV – contraditórias; II e VI – subcontrárias; IV e VI – subalternas.