EXERCÍCIOS SOBRE MODELOS ATÔMICOS (Química – Ensino Médio – 1º ano)

QUESTÃO 1
(UFMG) Os diversos modelos para o átomo diferem quanto às suas potencialidades para explicar fenômenos e resultados experimentais. Em todas as alternativas a seguir, o modelo atômico está corretamente associado a um resultado experimental que ele pode explicar, exceto em:
A) O modelo de Rutherford explica por que algumas partículas alfa não conseguem atravessar uma lâmina metálica fina e sofrem fortes desvios.
B) O modelo de Thomson explica por que a dissolução de cloreto de sódio em água produz uma solução que conduz eletricidade.
C) O modelo de Dalton explica por que um gás, submetido a uma grande diferença de potencial elétrico, se torna condutor de eletricidade.
D) O modelo de Dalton explica por que a proporção em massa dos elementos de um composto é definida.
QUESTÃO 2
(UFMG) Ao resumir as características de cada um dos sucessivos modelos do átomo de hidrogênio, um estudante elaborou o seguinte quadro:
O número de erros cometidos pelo estudante é:
A) 0.
B) 1.
C) 2.
D) 3.
QUESTÃO 3
(UFMG) Na experiência de espalhamento de partículas alfa, conhecida como “experiência de Rutherford”, um feixe dessas partículas foi dirigido contra uma lâmina finíssima de ouro, e os experimentadores (Geiger e Marsden) observaram que um grande número dessas partículas atravessava a lâmina sem sofrer desvios, mas que um pequeno número sofria desvios muito acentuados. Esse resultado levou Rutherford a modificar o modelo atômico de Thomson, propondo a existência de um núcleo de carga positiva, de tamanho reduzido e com, praticamente, toda a massa do átomo.
Indique a alternativa que apresenta o resultado que era previsto para o experimento de acordo com o modelo de Thomson.
A) A maioria das partículas atravessaria a lâmina de ouro sem sofrer desvios e um pequeno número sofreria desvios muito pequenos.
B) A maioria das partículas sofreria grandes desvios ao atravessar a lâmina.
C) A totalidade das partículas atravessaria a lâmina de ouro sem sofrer nenhum desvio.
D) A totalidade das partículas ricochetearia ao se chocar contra a lâmina de ouro, sem conseguir atravessá-la.
QUESTÃO 4
(Uece) Há cerca de dois mil e quinhentos anos, o filósofo grego Demócrito disse que se dividirmos a matéria em pedacinhos, cada vez menores, chegaremos a grãozinhos indivisíveis, que são os átomos (a = ‘não’; tomo = ‘parte’). Em 1897, o físico inglês Joseph Thompson (1856-1940) descobriu que os átomos eram divisíveis: lá dentro havia o elétron, partícula com carga elétrica negativa. Em 1911, o neozelandês Ernest Rutherford (1871-1937) mostrou que os átomos tinham uma região central compacta chamada núcleo e que lá dentro encontravam-se os prótons, partículas com carga positiva. Atente à figura a seguir, que representa o núcleo e a eletrosfera do átomo.
Com relação à figura acima, é correto afirmar que 
A) o núcleo é muito pequeno, por isso, tem pouca massa se comparado à massa do átomo.
B) mais de 90% de toda a massa do átomo está na eletrosfera.
C) a massa do núcleo é bem maior do que a massa da eletrosfera, cuja relação fica em torno de 100 vezes.
D) considerando as reais grandezas do núcleo e da eletrosfera do átomo, se comparadas às suas representações na figura, o tamanho da eletrosfera está desproporcional ao tamanho do núcleo.
QUESTÃO 5
(Udesc) Há 130 anos nascia, em Copenhague, o cientista dinamarquês Niels Henrick Davis Bohr, cujos trabalhos contribuíram decisivamente para a compreensão da estrutura atômica e da física quântica. 
A respeito do modelo atômico de Bohr, assinale a alternativa correta.
A) Os átomos são, na verdade, grandes espaços vazios constituídos por duas regiões distintas: uma com núcleo pequeno, positivo e denso, e outra com elétrons se movimentando ao redor do núcleo.
B) Os elétrons que circundam o núcleo atômico possuem energia quantizada, podendo assumir quaisquer valores.
C) É considerado o modelo atômico vigente e o mais aceito pela comunidade científica.
D) Os saltos quânticos decorrentes da interação fóton-núcleo são previstos nesta teoria, explicando a emissão de cores quando certos íons metálicos são postos em uma chama (excitação térmica).
E) Os átomos são estruturas compostas por um núcleo pequeno e carregado positivamente, cercado por elétrons girando em órbitas circulares.
QUESTÃO 6
(UFPR) As teorias atômicas vêm se desenvolvendo ao longo da história. Até o início do século XIX, não se tinha um modelo claro da constituição da matéria. De lá até a atualidade, a ideia de como a matéria é constituída sofreu diversas modificações, como se pode observar no modelo atômico de Bohr, que manteve paradigmas conceituais sobre a constituição da matéria, mas também inseriu novos conceitos surgidos no início do século XX.

No modelo atômico de Bohr:
1. O elétron circula em órbita com raio definido.
2. O elétron é descrito por uma função de onda.
3. Para descrever o elétron num orbital são necessários quatro números quânticos.
4. Toda a massa do átomo está concentrada no núcleo, que ocupa uma porção ínfima do espaço.

Entre as afirmativas acima, correspondem ao modelo atômico de Bohr:
A) 1 e 2 apenas.
B) 2 e 3 apenas.
C) 2, 3 e 4 apenas.
D) 1 e 4 apenas.
E) 1, 3 e 4 apenas.
QUESTÃO 7
(Cefet-MG) Trata-se de um modelo no qual os átomos de um mesmo elemento químico possuem propriedades iguais. A união desses átomos na formação de compostos ocorre em proporções numéricas fixas e a reação química dos mesmos envolve apenas combinação, separação e rearranjo.
Essa descrição refere-se ao modelo atômico de:
A) Bohr.
B) Dalton.
C) Thomson.
D) Rutherford.
QUESTÃO 8
(Ufal) Ao fazer incidir partículas radioativas numa lâmina metálica de ouro, Rutherford observou que a maioria das partículas atravessava a lâmina, algumas desviavam e poucas refletiam. Várias conclusões foram retiradas dessas experiências, exceto a de que:
A) o núcleo é a região mais densa do átomo.
B) o átomo apresenta, predominantemente, espaços vazios.
C) o núcleo é praticamente do tamanho do átomo.
D) os elétrons giram em torno do núcleo para garantir a neutralidade elétrica do átomo.
E) o núcleo atômico apresenta carga elétrica positiva.
QUESTÃO 9
(UFRGS) Glow sticks são tubos plásticos luminosos, utilizados como pulseiras em festas e que exemplificam o fenômeno da quimioluminescência. Eles contêm uma mistura que inclui difenil-oxalato e um corante. Dentro do tubo, encontra-se um tubo de vidro menor que contém peróxido de hidrogênio. Quando o tubo exterior é dobrado, o tubo interior quebra-se e libera o peróxido de hidrogênio. Este reage com o difenil-oxalato, formando fenol e um peróxido cíclico, o qual reage com o corante e forma dióxido de carbono. No decorrer do processo, elétrons das moléculas do corante são promovidos a estados eletrônicos excitados.
A produção de luz nessa reação quimioluminescente ocorre devido
A) à emissão do CO2.
B) à oxidação do peróxido de hidrogênio.
C) à adição desses elétrons excitados aos átomos de oxigênio do peróxido.
D) ao retorno dos elétrons excitados para um nível inferior de energia onde a estabilidade é maior.
E) à liberação das moléculas do corante para o interior do tubo.
QUESTÃO 10
(UFG) Em um determinado momento histórico, o modelo atômico vigente e que explicava parte da constituição da matéria considerava que o átomo era composto de um núcleo com carga positiva. Ao redor deste, haviam partículas negativas uniformemente distribuídas.
A experiência investigativa que levou à proposição desse modelo foi aquela na qual
A) realizou-se uma série de descargas elétricas em tubos de gases rarefeitos.
B) determinou-se as leis ponderais das combinações químicas.
C) analisou-se espectros atômicos com emissão de luz com cores características para cada elemento.
D) caracterizou-se estudos sobre radioatividade e dispersão e reflexão de partículas alfa.
E) providenciou-se a resolução de uma equação para determinação dos níveis de energia da camada eletrônica.

 

GABARITO

QUESTÃO 1 – C
QUESTÃO 2 – A
QUESTÃO 3 – A
QUESTÃO 4 – D
QUESTÃO 5 – E
QUESTÃO 6 – D
QUESTÃO 7 – B
QUESTÃO 8 – C
QUESTÃO 9 – D
QUESTÃO 10 – E