EXERCÍCIOS SOBRE INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA (Física – Ensino Médio – 3º ano)

QUESTÃO 1
(Ufscar-SP) Você já deve ter visto um tipo de lanterna que necessita ser chacoalhada na direção de seu comprimento para que funcione. Ao desmontar uma delas, verifica-se que, entre outras coisas, há uma bobina, fixa no corpo da lanterna, e um ímã solto no interior da bobina.
Sobre a corrente elétrica induzida na bobina, analise:
I. Se o ímã entrar na bobina com velocidade constante, a corrente elétrica induzida tem valor constante.
II. Quando o ímã se encontra estacionado no interior da bobina, não ocorre indução.
III. Quando uma força faz o ímã atravessar a bobina de um lado para o outro, o movimento dos elétrons na bobina ora é num sentido, ora é no outro.

É certo o contido em:
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 2
(Enem) O manual de funcionamento de um captador de guitarra elétrica apresenta o seguinte texto: Esse captador comum consiste de uma bobina, fios condutores enrolados em torno de um ímã permanente. O campo magnético do ímã induz o ordenamento dos polos magnéticos na corda da guitarra, que está próxima a ele. Assim, quando a corda é tocada, as oscilações produzem variações, com o mesmo padrão, no fluxo magnético que atravessa a bobina. Isso induz uma corrente elétrica na bobina, que é transmitida até o amplificador e, daí, para o alto-falante. Um guitarrista trocou as cordas originais de sua guitarra, que eram feitas de aço, por outras feitas de náilon. Com o uso dessas cordas, o amplificador ligado ao instrumento não emitia mais som, porque a corda de náilon:
A) isola a passagem de corrente elétrica da bobina para o alto-falante.
B) varia seu comprimento mais intensamente do que ocorre com o aço.
C) apresenta uma magnetização desprezível sob a ação do ímã permanente.
D) induz correntes elétricas na bobina mais intensas que a capacidade de captador.
E) oscila com uma frequência menor do que a que pode ser percebida pelo captador.
QUESTÃO 3
(Enem) A eficiência de um processo de conversão de energia é definida como a razão entre a produção de energia ou trabalho útil e o total de entrada de energia no processo. A figura mostra um processo com diversas etapas. Nesse caso, a eficiência geral será igual ao produto das eficiências das etapas individuais. A entrada de energia que não se transforma em trabalho útil é perdida sob formas não utilizáveis (como resíduos de calor).
Aumentar a eficiência dos processos de conversão de energia implica economizar recursos e combustíveis. Das propostas seguintes, qual resultará em maior aumento da eficiência geral do processo?
a) Aumentar a quantidade de combustível para queima na usina de força.
b) Utilizar lâmpadas incandescentes, que geram pouco calor e muita luminosidade.
c) Manter o menor número possível de aparelhos elétricos em funcionamento nas moradias.
d) Utilizar cabos com menor diâmetro nas linhas de transmissão a fim de economizar o material condutor.
e) Utilizar materiais com melhores propriedades condutoras nas linhas de transmissão e lâmpadas fluorescentes nas moradias.
QUESTÃO 4
(Enem) O esquema mostra um diagrama de bloco de uma estação geradora de eletricidade abastecida por combustível fóssil.
Se fosse necessário melhorar o rendimento dessa usina, que forneceria eletricidade para abastecer uma cidade, qual das seguintes ações poderia resultar em alguma economia de energia, sem afetar a capacidade de geração da usina?
A) Reduzir a quantidade de combustível fornecido à usina para ser queimado.
B) Reduzir o volume de água do lago que circula no condensador de vapor.
C) Reduzir o tamanho da bomba usada para devolver a água líquida à caldeira.
D) Melhorar a capacidade de os dutos com vapor conduzirem calor para o ambiente.
E) Usar o calor liberado com os gases pela chaminé para mover um outro gerador.
QUESTÃO 5
(UFMG) Um anel metálico rola sobre uma mesa, passando, sucessivamente, pelas posições P, Q, R e S, como representado nesta figura:
Na região indicada pela parte sombreada na figura, existe um campo magnético uniforme, perpendicular ao plano do anel, representado pelo símbolo B. Considerando-se essa situação, é correto afirmarque, quando o anel passa pelas posições Q, R e S, a corrente elétrica, nele:
A) é nula apenas em R e tem sentidos opostos em Q e em S.
B) tem o mesmo sentido em Q, em R e em S.
C) é nula apenas em R e tem o mesmo sentido em Q e em S.
D) tem o mesmo sentido em Q e em S e sentido oposto em R.
QUESTÃO 6
(IF-GO) O polo norte de um ímã aproxima-se de uma espira circular, conforme a ilustração a seguir:
Considerando apenas as interações de caráter eletromagnético entre o ímã e a espira, é correto afirmar que haverá:
A) atração entre eles e será gerada uma corrente induzida no sentido horário para um observador que esteja acima do plano da espira.
B) repulsão entre eles e será gerada uma corrente induzida no sentido horário para um observador que esteja acima do plano da espira.
C) atração entre eles e será gerada uma corrente induzida no sentido anti-horário para um observador que esteja acima do plano da espira.
D) repulsão entre eles e será gerada uma corrente induzida no sentido anti-horário para um observador que esteja acima do plano da espira.
E) atração entre eles e não haverá corrente induzida na espira.
QUESTÃO 7
Marque a alternativa correta a respeito da Lei de Lenz:
A) A Lei de Lenz determina a relação entre a variação do fluxo magnético e a variação do tempo.
B) Pela Lei de Lenz, pode-se determinar a força eletromotriz induzida em um circuito.
C) A Lei de Lenz diz que a corrente elétrica induzida em um circuito é tal que sempre gera um campo magnético no mesmo sentido do campo externo.
D) A Lei de Lenz diz que a corrente elétrica induzida em uma espira sempre gera um campo magnético oposto ao campo magnético variável que lhe deu origem.
E) A Lei de Lenz é o motivo do sinal positivo da Lei de Faraday.
QUESTÃO 8
Marque a alternativa correta a respeito da Lei de Faraday.
a) A Lei de Faraday diz que a corrente elétrica induzida em uma espira sempre gera um campo magnético oposto ao campo magnético variável que lhe deu origem.
b) A Lei de Faraday determina a corrente induzida em um circuito exposto a um campo magnético variável.
c) O sinal negativo da Lei de Faraday existe porque todo campo magnético variável gerado induz o surgimento de correntes elétricas que produzirão campos magnéticos de mesmo sentido.
d) A Lei de Faraday determina que a força eletromotriz é produto da relação entre a variação do fluxo magnético pelo tempo.
e) A Lei de Faraday determina a direção e o sentido dos campos magnéticos gerados por fios e solenoides.


GABARITO
QUESTÃO 1 – E
QUESTÃO 2 – C
QUESTÃO 3 – E
QUESTÃO 4 – E
QUESTÃO 5 – A
QUESTÃO 6 – D
QUESTÃO 7 – D
QUESTÃO 8 – D