EXERCÍCIOS SOBRE ERA VARGAS (História – Ensino Médio – 3º ano)

QUESTÃO 1
(ENEM-MEC/2015)
“Em 1943, Getúlio Vargas criou o Departamento de Propaganda e Difusão Cultural junto ao Ministério da Justiça, esvaziando o Ministério da Educação não só da propaganda, mas também do rádio e do cinema. A decisão tinha como objetivo colocar os meios de comunicação de massa a serviço direto do Poder Executivo, iniciativa que tinha inspiração direta no recém-criado Ministério da Propaganda alemão.”
CAPELATO, M. H. Propaganda política e controle dos meios de comunicação. Rio de Janeiro: FGV, 1999.

No contexto citado, a transferência de funções entre ministérios teve como finalidade o(a)
A) desativação de um sistema tradicional de comunicação voltado para a educação.
B) controle do conteúdo da informação por meio de uma orientação política e ideológica.
C) subordinação do Ministério da Educação ao Ministério da Justiça e ao Poder Executivo.
D) ampliação do raio de atuação das emissoras de rádio como forma de difusão da cultura popular.
E) demonstração de força política do Executivo diante de ministérios herdados do governo anterior.
QUESTÃO 2
(UFPR/2015) O lema dos bolcheviques a partir de abril de 1917 era “Paz, Pão e Terra”, conhecido também como Teses de Abril. Identifique a alternativa que apresenta e justifica corretamente qual entre as palavras do lema tem correspondência direta com os acontecimentos da Primeira Guerra Mundial.
A) A palavra é “Paz”, pois reivindicava que a Rússia conduzisse o Tratado de Versalhes, e retirasse vantagens dos países perdedores.
B) A palavra é “Terra”, pois reivindicava que a Rússia fizesse reforma agrária nas terras conquistadas durante o conflito.
C) A palavra é “Terra”, pois reivindicava que a Rússia anexasse territórios para a constituição da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
D) A palavra é “Paz”, pois reivindicava que a Rússia se retirasse imediatamente da guerra, para livrar sua população do sofrimento e iniciar uma nova ordem socialista.
E) A palavra é “Pão”, pois reivindicava que a Rússia se retirasse da guerra para cessar o desabastecimento que ocorreu no país após a invasão alemã.
QUESTÃO 3
(UnESP/2015)
“A influência e o domínio do povo pelo ‘partido’, isto é, por alguns recém-chegados (os ideólogos comunistas procedem dos centros urbanos), já destruíram a influência e a energia construtiva desta promissora instituição, que eram os sovietes. No momento atual, são os comitês do partido e não os sovietes que governam a Rússia. E sua organização padece de todos os defeitos da organização burocrática.”
KROPOTKIN, Piotr. Carta a Lênin (4 mar. 1920). Textos escolhidos, 1987.

As críticas do anarquista Kropotkin a Lênin, presentes nessa carta de 1920, indicam a sua
A) crença de que o Partido Bolchevique consiga reconhecer o poder supremo dos sovietes e extinguir a injustiça social, a hegemonia burguesa e o autoritarismo.
B) insatisfação em relação à diminuição da influência das associações de soldados e trabalhadores e ao aumento da influência política das lideranças bolcheviques.
C) disposição de anular a influência dos sovietes, para que o Estado russo seja eliminado e se instale uma nova organização política, baseada na supressão de toda forma de poder.
D) avaliação de que o Partido Social-Democrata se tornou, após a Revolução de Outubro de 1917, o único grupo político capaz de conter as manifestações sociais e reestruturar o Estado russo.
E) discordância diante do esforço organizativo do país, empreendido pelos bolcheviques, e sua aposta no retorno da monarquia parlamentar derrubada pela Revolução de Outubro de 1917.
QUESTÃO 4
(UFU/2015)
“Os anos que antecederam ao Estado Novo foram de efervescência e disputa política. Essa situação tinha a ver com a diversidade das forças que se haviam aglutinado em torno da Aliança Liberal, a coligação partidária oposicionista que em 1929 lançou a candidatura de Getúlio Vargas à presidência da república. Enquanto alguns dos que aderiram à Aliança Liberal faziam oposição sistemática ao regime, outros ali ingressaram apenas por discordar do encaminhamento dado pelo então presidente Washington Luís.”
PANDOLFI, Dulce Chaves. Os anos 1930: as incertezas do regime. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucília Neves de Almeida (Org.). O Brasil republicano. O tempo do nacional-estatismo: do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. p. 17. (Adaptado)

A instabilidade política no período de 1930 a 1937 estava associada, entre outros fatores,
A) ao caráter liberal e pouco intervencionista do governo Vargas, o que provocou a insatisfação dos industriais, desejosos de medidas estatais de estímulo à economia.
B) ao crescimento das oposições a Vargas, vindas especialmente das oligarquias derrotadas em 1930 e do nascente movimento comunista.
C) ao avanço do movimento tenentista, que passou a organizar ações armadas contra o governo Vargas, como a Intentona de 1935.
D) à inexistência, durante este período, de uma Constituição, o que aumentou a insatisfação das forças de oposição, como as oligarquias de Minas e São Paulo.
QUESTÃO 5
(UNICAMP/2015) O relato a seguir é parte da biografia de um homem que passou sua infância no atual Mali.
“Em novembro de 1918, a África, como a metrópole, festejou o fim da Grande Guerra Mundial e a vitória da França e seus aliados […]. Estávamos orgulhosos do papel desempenhado pelos soldados africanos na frente de batalha. […] Os sobreviventes que voltaram em 1918-1919 foram a causa de um novo fenômeno social que influiu na evolução da mentalidade nativa. Estou falando do fim do mito do homem branco como ser invencível e sem defeitos.”
AMKOULLEL, Amadou Hampâté Bâ. O menino fula. São Paulo: Palas Athena/ Casa das Áfricas, 2003. p. 312-313.

Considerando o relato acima, é correto afirmar que
A) a presença dos soldados africanos contribuiu para construir uma identidade africana sustentada nos princípios bélicos do imperialismo europeu.
B) a presença de soldados africanos nos conflitos contribuiu para o questionamento do mito da superioridade do homem branco.
C) o autor, ao apresentar a fragilidade do homem branco, instaurou um discurso inverso de superioridade dos africanos.
D) o autor, ao apresentar o norte da África como parte da França, exaltou o projeto imperialista francês e suas estratégias de integração cultural.
QUESTÃO 6
(URCA/2015)
“Os governos aliados e associados declaram e a Alemanha reconhece que a Alemanha e seus aliados são responsáveis, por tê-los causado, por todas as perdas e danos sofridos pelos governos aliados e associados e pelos seus nacionais em consequência da guerra, que lhes foi imposta pela agressão da Alemanha.”
Tratado de Versalhes, 1919.

Considerando o contexto histórico do final da 1a Guerra Mundial no qual foi assinado o Tratado acima, identifique a alternativa CORRETA:
A) Por ter se rendido, a Alemanha recebeu recompensas financeiras, territoriais e militares, com a assinatura do Tratado.
B) O apoio de países como a Itália e o Japão foi decisivo para que à Alemanha não fosse penalizada pela guerra, embora perdendo parte de seus territórios coloniais.
C) A articulação da Grã-Bretanha e da França levou a Alemanha a pagar uma pesada indenização de guerra, a entregar suas colônias na África, ficar proibida de produzir armas e aumentar seus exércitos.
D) Os Estados Unidos fomentaram a imposição de severas penas a Alemanha, o que lhe rendeu despontar no cenário internacional como uma das grandes potências mundiais.
E) Para muitos historiadores, o Tratado de Versalhes foi um dos principais fatores geradores da Segunda Guerra Mundial, tendo em vista os consideráveis benefícios concedidos à Alemanha.
QUESTÃO 7
(UERN/2015) Observe as imagens.
Os cartazes em questão referem-se à
A) Revolução de 1930.
B) Intentona Comunista.
C) Revolta do Forte de Copacabana.
D) Revolução Constitucionalista de 1932.
QUESTÃO 8
(UNESP/2016)
“Em março de 1988, o modelo sindical levado por Lindolfo Collor para o Ministério do Trabalho completou 57 anos de idade. Em todos estes anos, foi olhado com suspeita pelos empresários e com bastante desconfiança pelos grupos socialistas, comunistas e pela esquerda em geral. Atribuía-se sua criação, na década de [19]30, à influência das doutrinas autoritárias e fascistas então na moda.”
CANÊDO, Letícia Bicalho. A classe operária vai ao sindicato, 1988.

Entre as características do modelo citado no texto, sobressaíam
A) o direito de greve e a valorização da luta de classes.
B) a unicidade sindical por categoria e o corporativismo.
C) a liberdade de organização sindical e a conscientização política dos trabalhadores.
D) o predomínio de lideranças de esquerda e a autonomia de atuação dos sindicatos.
E) o controle governamental e a sindicalização obrigatória dos trabalhadores.
QUESTÃO 9
(IFMG/2015) A crise econômica vivida pela Alemanha após a Primeira Guerra Mundial, aliada ao orgulho nacional ferido pela derrota militar e ao temor do grande capital e da pequena burguesia de um avanço das forças de esquerda no país, favoreceram a ascensão da extrema-direita, representada pelo Partido Nazista, liderado por Adolf Hitler.
Identifique a alternativa que NÃO corresponde a uma das características do nazismo:
A) Antissemitismo, que já mobilizava movimentos políticos específicos baseados na hostilidade aos judeus desde o último quartel do século XIX em vários países.
B) Liberalismo, baseado na crença nas instituições e nos partidos tradicionais, sobretudo na democracia liberal.
C) Propaganda de massa, na qual o culto ao líder se destacava.
D) Nacionalismo, sustentado na exaltação da nação e em propostas militaristas e expansionistas.
QUESTÃO 10
(PUC-CAMPINAS/2016) Considere os itens abaixo.

I. Os dirigentes procuravam sujeitar toda a vida da nação a uma ideologia imposta pelo partido.
II. O totalitarismo de direita era justificado como sendo o único meio de terminar com a luta de classes, com a ameaça do internacionalismo comunista e com a fraqueza da liberdade individual.
III. O combate à democracia por considerá-la um regime fraco frente às ameaças do comunismo.
IV. O nacionalismo extremado e a exaltação da guerra como meio de restaurar as glórias passadas e sobrepor o regime às demais nações.
V. A imposição de uma cooperação entre o capital e o trabalho, condicionada por uma ampla legislação social.

O conhecimento histórico permite afirmar que os itens identificam
A) pressupostos políticos da social-democracia alemã nos anos de 1960.
B) limitações impostas pelos militares no Brasil, na década de 1970.
C) características dos principais pontos da ideologia fascista italiana.
D) fatores responsáveis pela implantação da República de Weimar.
E) aspectos das ditaduras adotadas nos países latino-americanos.
QUESTÃO 11
(UEA/2016) Considerando a produção do espaço mundial, constitui um dos motivos que deflagrou a Primeira Guerra Mundial
A) a conquista de Berlim pelo Exército soviético e os sistemáticos saques nesse território, fragilizando as infraestruturas produtivas e se apropriando dos materiais.
B) a quebra da Bolsa de Nova York, que ocasionou o desaquecimento econômico mundial, esfacelando antigos acordos pelo respeito à hegemonia produtiva.
C) a contestação da ordem mundial pela Alemanha e a formação de uma aliança militar com a Itália e o Japão, promovendo a expansão da área de influência alemã.
D) o ideal expansionista que promoveu a disputa de colônias afro-asiáticas pelos alemães, ameaçando a supremacia econômica e política do Reino Unido.
E) o esfacelamento do modelo industrial soviético pautado nas indústrias de base, enfraquecendo seu setor tecnológico e a disputa econômica com os Estados Unidos.
QUESTÃO 12
(UEm/2015) Sobre a história da Alemanha no período entre o final da Primeira Guerra Mundial e a ascensão de Adolf Hitler ao poder, identifique o que for correto.
01. Derrotada na guerra, a Alemanha teve de suportar as duras cláusulas do Tratado de Versalhes, que impunha redução do território, desarmamento e indenização pesada aos vencedores.
02. No final da guerra, com a queda da monarquia e com a proclamação da república, ascenderam ao poder os social-democratas (os socialistas moderados).
04. Em 1923, Hitler empreendeu sua primeira tentativa de chegar ao poder disputando as eleições como candidato a presidente pelo partido nazista, contando com o apoio do marechal Eric Ludendorf, herói de guerra.
08. Ao longo da década de 1920, a Alemanha conviveu com o flagelo da hiperinflação, mas houve duas conjunturas em que a economia se estabilizou, graças ao afluxo de investimentos de capital dos Estados Unidos. A primeira conjuntura abrangeu o ano de 1923 e a segunda, o ano de 1929.
16. Desiludido com os métodos eleitorais, Hitler decidiu tomar o poder pela força em 1933, promovendo a lendária Marcha sobre Berlim, inspirada na Marcha sobre Roma, que Mussolini havia realizado em 1922.
Some os números que correspondem às alternativas corretas.
QUESTÃO 13
(UFPR/2016) Segundo a historiadora Regina da Luz Moreira,
“o retorno dos contingentes da FEB precipitou […] a queda de Vargas em 1945”
CPDOC/FGV. Disponível em <http://cpdoc.fgv.br/ producao/dossies/FatosImagens/FEB>.

Identifique a alternativa que justifica a declaração acima, relacionando a atuação do Brasil, por meio da Força Expedicionária Brasileira (FEB), na Segunda Guerra Mundial, com o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945).
A) Ao lutar pela democracia e contra os fascismos na Europa com a FEB, o governo de Vargas perdeu apoio interno ao manter regime autoritário.
B) Ao lutar pela democracia e derrotar os fascismos na Europa, os pracinhas conquistaram apoio popular para derrubar a ditadura de Vargas.
C) Ao derrubar o regime franquista na Espanha, os soldados brasileiros inspiraram a população a lutar por eleições, após 15 anos de Estado Novo.
D) Ao derrotar os fascistas na Batalha de Monte Castelo na Itália, a FEB conquistou o apoio norte-americano para derrubar a ditadura de Vargas.
E) Ao lutar pela libertação dos povos europeus, o governo brasileiro esgotou seus recursos financeiros no Exército, precipitando a queda de Vargas.
QUESTÃO 14
(UEG/2015)
“Os olhos do mundo estão sobre vocês.”
(Dwight Eisenhower)
A frase acima foi dita pelo comandante das tropas aliadas durante o chamado “Dia D”. No dia 6 de junho de 2014, comemoraram-se os 70 anos do Desembarque na Normandia, um dos episódios mais conhecidos da Segunda Guerra Mundial. A importância desse acontecimento se deve ao fato de que ele
A) possibilitou que os Exércitos britânico e americano apressadamente evitassem a conquista da Europa Ocidental pelo Exército soviético.
B) permitiu a abertura de uma nova frente de batalha pelo Exército Aliado e iniciou a libertação da Europa do jugo nazista.
C) demonstrou a superioridade técnica do Exército nazista, que, liderado por Romell, antecipou o local do desembarque e infligiu pesadas baixas aos aliados.
D) viabilizou a libertação de Paris pelo Exército da resistência francesa, liderado pelo experiente herói de guerra, Charles de Gaulle.



GABARITO
1 – B
2 – D
3 – B
4 – B
5 – B
6 – C
7 – D
8 – B
9 – B
10 – C
11 – D
12 – Soma 1 + 2 = 3.
13 – A
14 – B