EXERCÍCIOS SOBRE ECONOMIAS DESENVOLVIDAS (Geografia – Ensino Médio – 2º ano)

QUESTÃO DE ENEM RESOLVIDA

(ENEM 2010) A Inglaterra pedia lucros e recebia lucros. Tudo se transformava em lucro. As cidades tinham sua sujeira lucrativa, suas favelas lucrativas, sua fumaça lucrativa, seu desespero lucrativo. As novas fábricas e os novos altos-fornos eram como as Pirâmides, mostrando mais a escravização do homem que seu poder.
DEANE, P. A Revolução Industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1979 (adaptado).

Qual relação é estabelecida no texto entre os avanços tecnológicos ocorridos no contexto da Revolução Industrial Inglesa e as características das cidades industriais no início do século XIX?

A) A facilidade em se estabelecer relações lucrativas transformava as cidades em espaços privilegiados para a livre iniciativa, característica da nova sociedade capitalista.
B) O desenvolvimento de métodos de planejamento urbano aumentava a eficiência do trabalho industrial.
C) A construção de núcleos urbanos integrados por meios de transporte facilitava o deslocamento dos trabalhadores das periferias até as fábricas.
D) A grandiosidade dos prédios onde se localizavam as fábricas revelava os avanços da engenharia e da arquitetura do período, transformando as cidades em locais de experimentação estética e artística.
E) O alto nível de exploração dos trabalhadores industriais ocasionava o surgimento de aglomerados urbanos marcados por péssimas condições de moradia, saúde e higiene.

Resolução
No início da industrialização britânica (a questão do Enem se refere à Inglaterra, mas esse processo ocorreu também na Escócia e em Gales, embora em menor escala), muitos camponeses migraram para as cidades, onde se converteram em mão de obra assalariada superexplorada. A combinação de baixos salários com o crescimento desordenado das cidades explica as péssimas condições de moradia, saúde e higiene, mencionadas na alternativa E.

A questão contempla a Competência de área 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social – e suas habilidades correspondentes, com destaque para H18 – Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais.