EXERCÍCIOS SOBRE “A CONSCIÊNCIA” (Filosofia – Ensino Médio – 2º ano)

QUESTÃO 1
Formule uma definição geral de consciência.
De forma simplificada, a consciência costuma ser entendida, geralmente, como um fenômeno mental, ligado aos diversos processos psíquicos (pensamento, imaginação, emoção etc.) do ser humano, especialmente o conhecimento.
QUESTÃO 2
Relacione a recursividade da consciência com a antiga classificação do ser humano como Homo sapiens sapiens.
Recursividade é a capacidade que algo tem de poder ser aplicado sobre si mesmo sucessivas vezes. Essa é uma das propriedades do que se entende por consciência: a consciência é capaz de voltar-se sobre si mesma, de ser consciente de que se é consciente, de saber que se sabe. Devido a essa característica, considerada distintivamente humana, nossa espécie foi, durante algum tempo, classificada pela antropologia como Homo sapiens sapiens: o ser que sabe que sabe.
QUESTÃO 3
Como se forma, no âmbito da consciência, a noção de identidade?
De acordo com a interpretação de António Damásio, a consciência é o “padrão mental” unificado que se
forma quando se conjugam o sentimento de si (self) e o objeto que se percebe e se torna conhecido. Mas essa consciência corresponde apenas ao nível mais básico do processo do conhecer e não é exclusiva do ser humano. A noção de identidade só surge quando essa consciência básica se insere em um ponto determinado da história de um ser que é capaz de estabelecer relações entre seu passado e seu futuro – como nós, os humanos – num fluxo contínuo, tornando-se uma sensação de si mais elaborada.
QUESTÃO 4
Por que se diz que a consciência é uma experiência privada? O que pode torná-la pública?
A consciência é uma experiência marcadamente privada porque, dos pontos de vista biológico e psicológico, é vivida apenas na primeira pessoa. Isso quer dizer que ela pertence apenas ao organismo ou indivíduo que a tem e não pode ser compartilhada diretamente por mais ninguém. O que permite que a consciência seja conhecida por outros são as condutas, pois estas podem ser observadas por terceiros. Ao menos em um primeiro nível, é pelo que dizem e fazem as outras pessoas que inferimos que elas, como nós, têm ideias, pensamentos, sensações e sentimentos – bem como consciência.
QUESTÃO 5
Além de ter de lidar com as dificuldades do mundo, o ego vive pressionado pelo id e pelo superego. interprete essa afirmação.
A frase sintetiza a relação dinâmica entre as três instâncias do aparelho psíquico humano, conforme a teoria freudiana. O ego constitui a instância consciente e pré-consciente da vida psíquica que interage com o mundo externo guiado pelo princípio de realidade e vive as pressões internas constantes das necessidades imediatas de prazer do id e as censuras do superego.
QUESTÃO 6
O que são os mecanismos de defesa, segundo a teoria freudiana? Procure exemplos de sua experiência.
São maneiras de não enfrentar diretamente as demandas conflitantes do id e do superego, mas satisfazê-las de alguma maneira, como o recalque, a projeção, a racionalização e a sublimação. Espera-se que o aluno conecte os conceitos com suas vivências pessoais.
QUESTÃO 7
O que são os arquétipos e como Jung chegou à conclusão de sua existência?
Os arquétipos são imagens primordiais, as mais antigas, gerais e profundas da humanidade. Têm tanto de sentimentos como de pensamentos, possuindo vida própria e independente, conforme expressou Jung. Seriam uma espécie de linguagem comum a todos os seres humanos de todos os tempos e lugares da Terra. Ele chegou a essa conclusão depois de observar a presença de diversas imagens “estranhas” nos sonhos relatados por seus pacientes, as quais não podiam ser associadas a nenhuma de suas experiências individuais, biográficas, e uma série de imagens que se repetiam nas mais variadas expressões culturais do planeta, especialmente nos mitos.
QUESTÃO 8
Explique o conceito de inconsciente coletivo.
O inconsciente coletivo é o estrato mais profundo da psique humana, formado pelo conjunto dessas predisposições universais para perceber, pensar e agir de determinadas maneiras – os arquétipos.