EXERCÍCIOS SOBRE CINÉTICA QUÍMICA (Química – Ensino Médio – 2º ano)

QUESTÃO 1
(puc-sp) considere uma reação genérica em que os reagentes d e g transformam-se no produto J. a cinética dessa reação pode ser estudada a partir do gráfico a seguir, que representa a entalpia de reagentes e produtos, bem como das espécies intermediárias formadas durante o processo. no gráfico, estão representados os caminhos da reação na presença e na ausência de catalisador.
ao analisar esse gráfico, um aluno fez algumas afirmações a respeito da reação D + G → J:
I. z representa a variação de entalpia (-H) dessa reação.
II. y representa a energia de ativação dessa reação na presença de catalisador.
III. x +z representa a energia de ativação dessa reação na ausência de catalisador.
IV. essa reação corresponde a um processo endotérmico.

estão corretas apenas as afirmações
A) I e II
B) I e III
C) II e III
D) II e IV.
QUESTÃO 2
(UEMG) Ácidos fortes, ao entrarem em contato com metais, como o ferro, produzem gás hidrogênio. o quadro a seguir apresenta os resultados de um experimento realizado com uma solução aquosa diluída de ácido clorídrico (HCl) e amostras de ferro.
Ao analisar os resultados, um estudante fez as seguintes observações:
I. A reação será mais lenta no sistema 2, pois a temperatura é maior.
II. A massa de ferro usada é um fator determinante para a variação da velocidade dessa reação.
III. A superfície de contato possibilita uma maior interação entre os reagentes, em 3.
IV. O número de bolhas produzido ao final da reação será o mesmo para os três sistemas.

Indique a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) correta(s) formulada(s) pelo estudante:
A) afirmação I.
B) afirmações I e II.
C) afirmações III e IV.
D) afirmações II e IV.
QUESTÃO 3
(UERJ) em um experimento, em condições adequadas, foram medidas as velocidades de reação V de uma enzima, em função do aumento da concentração de seu substrato S.
O gráfico a seguir indica variações de V em função de S.
A curva que deve representar o resultado experimental é a identificada por:
A) W. 
B) X. 
C) Y. 
D) Z.
QUESTÃO 4
(UFAL) Estudando os fatores que influenciam na velocidade das reações, os cientistas imaginaram uma explicação simples para o modo pelo qual são quebradas as moléculas dos reagentes e são formadas as moléculas dos produtos.

É a chamada teoria das colisões. de acordo com essa teoria:
1. Todas as colisões entre os reagentes são efetivas;
2. A velocidade da reação é diretamente proporcional ao número de colisões efetivas;
3. Existem colisões que não são favoráveis à formação de produtos;
4. Quanto maior for a energia de ativação, maior será a velocidade da reação.

Das afirmações acima, estão corretas apenas:
A) 1, 2 e 3.
B) 2, 3 e 4.
C) 2 e 3.
D) 1 e 3.
E) 3 e 4.
QUESTÃO 5
(UECE) Airbags de automóveis protegem motoristas e passageiros durante choques, através de um determinado mecanismo de uma reação química. o gráfico a seguir representa um mecanismo de reação, cuja alternativa correta é:
A) A etapa III é a mais lenta deste mecanismo.
B) A etapa I é mais rápida que a etapa II.
C) As etapas I e III são as mais rápidas deste mecanismo.
D) A etapa II é mais lenta que a etapa III.
QUESTÃO 6
(UFJF-mg) considere o diagrama de energia da reação de decomposição do H2O2 representado a seguir:
Indique a alternativa incorreta:
A) A reação de decomposição do H2O2 é exotérmica.
B) A curva A apresenta maior energia de ativação que a curva B.
C) A presença de um catalisador afeta o ΔH da reação.
D) A curva B representa a reação com a presença de um catalisador.
E) A letra Z representa o ΔH da reação de decomposição do H2O2.
QUESTÃO 7
(UFRGS – RS) No filme O náufrago, o personagem teve de iniciar uma fogueira a partir do aquecimento de cascas secas de coco através do calor gerado pelo atrito de pedaços de madeira. quimicamente, o atrito desses pedaços de madeira serve de:
A) Entalpia inicial;
B) Catalisador;
C) Calor de combustão;
D) Inibidor;
E) Energia de ativação.
QUESTÃO 8
(ACAFE – SC) No preparo de pão caseiro, é comum deixar a massa “descansar” em algum lugar mais aquecido para que ela “cresça”. isso é feito com o objetivo de:
A) evitar a rancificação das gorduras presentes na massa, que seria prejudicial à saúde.
B) evitar a fermentação da massa, que lhe conferiria sabor azedo.
C) favorecer a ação de fermentos, que aumentam a produção de gás carbônico.
D) acelerar o processo de degradação das gorduras, favorecendo o crescimento da massa.
E) deixar a massa mais homogênea.
QUESTÃO 9
(UFPE) analise as afirmativas a seguir.
I. A energia de ativação de uma reação química aumenta com o aumento da temperatura do sistema reacional.
II. A velocidade de uma reação química é determinada pela etapa mais lenta.
III. A variação de entalpia de uma reação independe do uso de catalisadores.
IV. Todas as colisões entre as moléculas de um reagente são efetivas, excetuando-se quando os reagentes são líquidos e em temperaturas baixas.

Indique a alternativa que contempla as afirmativas corretas:
A) I, II e IV, apenas.
B) II, III e IV, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I e III, apenas.
QUESTÃO 10
(CEFET-MG) em um recipiente de vidro preenchido com peróxido de hidrogênio foram inseridas pequenas porções de óxido de manganês sólido. em seguida, tampou-se o recipiente e observou-se a formação exotérmica de bolhas de gás oxigênio, conforme a equação seguinte:
A velocidade da decomposição do peróxido de hidrogênio é proporcional
A) à elevação da pressão interna do recipiente de vidro.
B) à quantidade de matéria das substâncias líquidas da reação.
C) à quantidade de calor absorvida pelo gás oxigênio e pela água.
D) à superfície de contato das partículas de óxido de manganês.
E) ao número de complexos ativados formados entre o gás oxigênio e a água.

GABARITO

QUESTÃO 1 – A
QUESTÃO 2 – C
QUESTÃO 3 – D
QUESTÃO 4 – C
QUESTÃO 5 – A
QUESTÃO 6 – C
QUESTÃO 7- E
QUESTÃO 8 – C
QUESTÃO 9 – D
QUESTÃO 10 – D