EXERCÍCIOS SOBRE SUBSTANTIVOS (Língua Portuguesa – Ensino médio – 2º ano)

1. No português, alguns substantivos terminados em -e são uniformes, isto é, apresentam uma única forma para os dois gêneros; e outros são biformes, isto é, apresentam uma forma para o masculino e outra para o feminino. Considere esta lista de substantivos:
estudante
governante
habitante
parente
cliente
infante
hóspede
doente
ouvinte
docente
alfaiate
amante
A. Quais são uniformes?
B. Dê a forma feminina dos substantivos biformes.
C. Conclua: De que modo se indica o gênero dos substantivos uniformes? E de que modo se forma o feminino dos substantivos biformes terminados em -e?
2. Observe como se forma o feminino destes substantivos:
europeu – europeia
pigmeu – pigmeia
ateu – ateia
A. Conclua: Como se forma o feminino dos substantivos terminados em -eu?
B. Entre os substantivos terminados em -eu, judeu é exceção, pois seu feminino não segue a regra de formação dos que terminam assim. Qual é a forma de judeu no feminino?
3. Alguns substantivos formam o feminino por meio do acréscimo dos sufixos -esa, -essa, -isa, -ina, -triz. Usando esses sufixos, forme o feminino dos substantivos:
imperador        príncipe 
poeta                cônego
conde               embaixador
profeta             jogral
maestro            czar
4. Na maioria, os substantivos terminados em -ão formam o feminino da mesma maneira.
A. Dê o feminino dos substantivos abaixo.
órfão                capitão              ladrão ladra
cidadão            ermitão              peão
pavão               aldeão                sultão
B. Conclua: De que maneira se forma o feminino da maioria dos substantivos terminados em -ão?
5. Para se formar o feminino de alguns substantivos, é preciso recorrer a uma palavra diferente, e não à flexão da mesma palavra, como ocorre em pai e mãe. Dê o feminino dos substantivos abaixo.
cavaleiro                 cavalheiro                   frei
confrade                  padre                           patriarca
padrasto                   bode                            burro
6. Alguns substantivos, chamados sobrecomuns, têm uma única forma (incluindo o artigo que o precede) para designar o masculino e o feminino. Identifique, na lista que segue, o único substantivo que não é sobrecomum e explique como se forma seu feminino.
o boia-fria                o gênio                      o pão-duro
o cônjuge                 o ídolo                       o jovem
a criança                  o membro                  a vítima
7. Alguns substantivos causam dúvida em relação à flexão de gênero, de acordo com a norma-padrão. Construa uma tabela com três colunas e, na primeira, inclua os substantivos masculinos da lista a seguir; na segunda, os femininos; na terceira, os que podem ser, indiferentemente, masculinos ou femininos. 
champanha                   personagem                      diabete(s)
sabiá                             sósia                                 laringe
grama                           cal                                     cólera
telefonema                   avestruz                            guaraná
alface                           dó                                      libido
8. Observe a mudança de sentido do substantivo capital nestes enunciados:

• Quero saber qual é o capital da empresa hoje. (patrimônio)
• A capital de Minas Gerais é Belo Horizonte. (cidade que é sede da administração estadual ou federal)
Que sentidos os substantivos grama, moral e caixa têm quando são empregados no masculino e no feminino? Dê exemplos.






RESOLUÇÕES:

1:
A) São uniformes: o/a estudante, o/a habitante, o/a cliente, o/a hóspede, o/a doente, o/a ouvinte, o/a docente, o/a amante.
B) governanta, parenta, infanta, alfaiata.
C) Indica-se o gênero dos substantivos uniformes por meio do artigo o(s) ou a(s). O feminino dos substantivos biformes terminados em -e se forma trocando-se a terminação -e por -a.

2:
A) Substitui-se a terminação -eu por -eia.
B) judia.

3: 
imperador (imperatriz)             príncipe (princesa)
poeta (poetisa)                          cônego (canonisa)
conde (condessa)                      embaixador (embaixadora/embaixatriz)
profeta (profetisa)                     jogral (jogralesa)
maestro (maestrina)                  czar (czarina)

4: 
A) órfão ( órfã)               capitão (capitã)                   ladrão (ladra)
     cidadão (cidadã)        ermitão (ermitã/ermitoa)     peão (peã)
     pavão (pavoa)            aldeão (aldeã)                     sultão (sultana)

B) Substituindo-se -ão por -ã.

5:
cavaleiro (amazona)                 cavalheiro (dama)                     frei (sóror)
confrade (confreira)                  padre (madre)                           patriarca (matriarca)
padrasto (madrasta)                  bode (cabra)                              burro (besta)

6: 
jovem / O feminino se forma pela anteposição do artigo a (o jovem, a jovem).

7:
masculinos: champanha, grama (unidade de peso), telefonema, dó, guaraná
femininos: alface, cal, cólera, libido
masculinos ou femininos, indiferentemente: sabiá, personagem, sósia, avestruz, diabete(s), laringe

8:
quinhentos gramas de queijo (unidade de peso) – É preciso cortar a grama. (capim) / Vamos levantar o moral da equipe. (ânimo) – Vivem agredindo a moral da sociedade. (ética) / Dirija-se ao caixa. (funcionário/a) – Pegue a caixa que está sobre a mesa. (recipiente)