EXERCÍCIOS SOBRE SUBSTANTIVOS (Língua Portuguesa – Ensino médio – 2º ano)

1. No português, alguns substantivos terminados em -e são uniformes, isto é, apresentam uma única forma para os dois gêneros; e outros são biformes, isto é, apresentam uma forma para o masculino e outra para o feminino. Considere esta lista de substantivos:
estudante
governante
habitante
parente
cliente
infante
hóspede
doente
ouvinte
docente
alfaiate
amante
A. Quais são uniformes?
B. Dê a forma feminina dos substantivos biformes.
C. Conclua: De que modo se indica o gênero dos substantivos uniformes? E de que modo se forma o feminino dos substantivos biformes terminados em -e?
2. Observe como se forma o feminino destes substantivos:
europeu – europeia
pigmeu – pigmeia
ateu – ateia
A. Conclua: Como se forma o feminino dos substantivos terminados em -eu?
B. Entre os substantivos terminados em -eu, judeu é exceção, pois seu feminino não segue a regra de formação dos que terminam assim. Qual é a forma de judeu no feminino?
3. Alguns substantivos formam o feminino por meio do acréscimo dos sufixos -esa, -essa, -isa, -ina, -triz. Usando esses sufixos, forme o feminino dos substantivos:
imperador príncipe
poeta cônego
conde embaixador
profeta jogral
maestro czar
4. Na maioria, os substantivos terminados em -ão formam o feminino da mesma maneira.
A. Dê o feminino dos substantivos abaixo.
órfão capitão ladrão ladra
cidadão ermitão peão
pavão aldeão sultão
B. Conclua: De que maneira se forma o feminino da maioria dos substantivos terminados em -ão?
5. Para se formar o feminino de alguns substantivos, é preciso recorrer a uma palavra diferente, e não à flexão da mesma palavra, como ocorre em pai e mãe. Dê o feminino dos substantivos abaixo.
cavaleiro cavalheiro frei
confrade padre patriarca
padrasto bode burro
6. Alguns substantivos, chamados sobrecomuns, têm uma única forma (incluindo o artigo que o precede) para designar o masculino e o feminino. Identifique, na lista que segue, o único substantivo que não é sobrecomum e explique como se forma seu feminino.
o boia-fria o gênio o pão-duro
o cônjuge o ídolo o jovem
a criança o membro a vítima
7. Alguns substantivos causam dúvida em relação à flexão de gênero, de acordo com a norma-padrão. Construa uma tabela com três colunas e, na primeira, inclua os substantivos masculinos da lista a seguir; na segunda, os femininos; na terceira, os que podem ser, indiferentemente, masculinos ou femininos.
champanha personagem diabete(s)
sabiá sósia laringe
grama cal cólera
telefonema avestruz guaraná
alface dó libido
8. Observe a mudança de sentido do substantivo capital nestes enunciados:
• Quero saber qual é o capital da empresa hoje. (patrimônio)
• A capital de Minas Gerais é Belo Horizonte. (cidade que é sede da administração estadual ou federal)
Que sentidos os substantivos grama, moral e caixa têm quando são empregados no masculino e no feminino? Dê exemplos.
RESOLUÇÕES:
1:
A) São uniformes: o/a estudante, o/a habitante, o/a cliente, o/a hóspede, o/a doente, o/a ouvinte, o/a docente, o/a amante.
B) governanta, parenta, infanta, alfaiata.
C) Indica-se o gênero dos substantivos uniformes por meio do artigo o(s) ou a(s). O feminino dos substantivos biformes terminados em -e se forma trocando-se a terminação -e por -a.
2:
A) Substitui-se a terminação -eu por -eia.
B) judia.
3:
imperador (imperatriz) príncipe (princesa)
poeta (poetisa) cônego (canonisa)
conde (condessa) embaixador (embaixadora/embaixatriz)
profeta (profetisa) jogral (jogralesa)
maestro (maestrina) czar (czarina)
4:
A) órfão ( órfã) capitão (capitã) ladrão (ladra)
cidadão (cidadã) ermitão (ermitã/ermitoa) peão (peã)
pavão (pavoa) aldeão (aldeã) sultão (sultana)
B) Substituindo-se -ão por -ã.
5:
cavaleiro (amazona) cavalheiro (dama) frei (sóror)
confrade (confreira) padre (madre) patriarca (matriarca)
padrasto (madrasta) bode (cabra) burro (besta)
6:
jovem / O feminino se forma pela anteposição do artigo a (o jovem, a jovem).
7:
masculinos: champanha, grama (unidade de peso), telefonema, dó, guaraná
femininos: alface, cal, cólera, libido
masculinos ou femininos, indiferentemente: sabiá, personagem, sósia, avestruz, diabete(s), laringe
8:
quinhentos gramas de queijo (unidade de peso) – É preciso cortar a grama. (capim) / Vamos levantar o moral da equipe. (ânimo) – Vivem agredindo a moral da sociedade. (ética) / Dirija-se ao caixa. (funcionário/a) – Pegue a caixa que está sobre a mesa. (recipiente)