EXERCÍCIOS SOBRE GUERRA FRIA, SOCIALISMO E CAPITALISMO (9º ANO)

1. Caracterize a fase do capitalismo comercial e explique a relação desse período com a Primeira Revolução Industrial.
Dos séculos XVI a XVIII, as potências europeias enriqueceram com a exploração de colônias no continente americano, que forneciam matérias-primas, comercializadas na Europa. Esse processo permitiu o acúmulo de capital, o que garantiu a Primeira Revolução Industrial.
2. Analise a relação entre a Segunda Revolução Industrial e o neocolonialismo europeu.
Com a Segunda Revolução Industrial, surgiu a necessidade de ampliação de mercados consumidores e fornecimento de matéria-prima. Como as potências europeias ainda não haviam ocupado o continente africano, iniciou-se uma corrida em busca do domínio de territórios que suprissem tais necessidades.
3. Identifique quais foram os principais impactos do neocolonialismo para os povos africanos.
Os povos africanos tiveram suas riquezas pilhadas e foram vítimas da escravidão e de trabalhos forçados, o que levou à morte de milhões de pessoas.
4. Avalie os impactos da destruição de um território em uma situação de guerra, considerando aspectos econômicos, sociais e ambientais.
Além de mortos e feridos, um conflito bélico provoca danos no ambiente e no patrimônio público e privado, acarretando prejuízos econômicos.
5. Caracterize o mundo bipolar em termos de países dominantes, seus sistemas econômicos e políticos e as estratégias usadas por cada um para ampliar sua influência pelo mundo.
O mundo bipolar foi a ordem estabelecida durante a Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética. A União Soviética defendia o sistema socialista; os Estados Unidos, o capitalista. Ambos buscavam ampliar sua influência por meio de estratégias marcadas, por exemplo, pelas corridas armamentista e espacial.
6. Justifique por que a Guerra Fria pode ser definida como um conflito ideológico.
Porque ela não se caracterizou por guerras diretas em campos de batalha entre as superpotências, mas sim pela busca de ampliação das zonas de influência dos Estados Unidos e da União Soviética.
7. Explique por que a expressão “cortina de ferro” pode ser associada à Guerra Fria.
Porque foi utilizada para expressar a divisão entre o mundo socialista e o capitalista durante a Guerra Fria.
8. Identifique o que representou a construção do Muro de Berlim. E sua destruição?
O Muro de Berlim foi um ícone do período bipolar, construído para separar Berlim Ocidental (de influência capitalista) da Berlim Oriental (de influência socialista). Foi derrubado em 1989, num ato simbólico que representou o fim da Guerra Fria.
9. Identifique as semelhanças e as diferenças entre a corrida armamentista e a corrida espacial, ocorridas durante a Guerra Fria.
Parte da tecnologia desenvolvida durante a corrida espacial foi usada na corrida armamentista, gerando setores de produção de armamentos nos dois países. Contudo, na União Soviética, esse investimento levou à redução de verbas para financiar áreas de interesse social.
10. Analise: Por que a Otan ainda existe nos dias atuais e o Pacto de Varsóvia foi extinto?
O Pacto de Varsóvia continha uma cláusula que restringia a liberdade dos países-membros. Além disso, era liderado pela União Soviética, cujos interesses diferiam dos de outros países. Ao fim da Guerra Fria, o Pacto foi desfeito. A Otan tinha uma forma de cooperação mais aberta e, após a Guerra Fria, mudou seu papel e admitiu novos membros, incluindo países que estiveram sob a influência soviética.