EXERCÍCIOS SOBRE CAPITALISMO, ESPAÇO MUNDIAL E GLOBALIZAÇÃO (8º ANO)
1. É correto referir-se aos povos indígenas como nações? Explique.
Sim. Uma nação é formada por um grupo de pessoas que partilham um passado, uma mesma língua, além de apresentarem determinadas semelhanças culturais. Nem sempre, porém, uma nação é acompanhada da posse de um território e supõe a existência de um Estado. Os indígenas brasileiros constituem diferentes nações, mas não se organizam em um Estado em separado e, muitas vezes, não possuem um território. No entanto, os indivíduos dessas nações têm o desejo de manter suas tradições e permanecer unidos.
2. Em sua opinião, as nações indígenas no Brasil estão submetidas às leis do Estado brasileiro? Justifique.
Sim, pois vivem no território onde o Estado brasileiro atua soberanamente e aplica as suas leis. No entanto, as nações indígenas têm o direito de manter sua organização cultural própria e suas tradições, bem como suas terras.
3. Explique o que é território.
Território é um espaço delimitado e apropriado, onde se desenvolvem atividades econômicas, circulam pessoas, mercadorias e serviços e no qual se estabelecem relações de poder (político, econômico, ideológico).
4. Por que a economia de mercado é a essência do funcionamento do capitalismo?
A partir da análise do mercado, são tomadas decisões sobre a produção, o preço dos produtos e o salário dos trabalhadores. As empresas orientam seus investimentos para a produção de mercadorias ou prestação de serviços que têm aceitação no mercado consumidor ou que possam atrair novos consumidores. A concorrência define tanto definidos, de modo geral, pela qualificação dos trabalhadores, mas também por outros fatores, como o potencial que o funcionário tem de gerar lucros para as empresas.
5. Explique o que é a concorrência no sistema capitalista. Depois, apresente outras duas características desse sistema.
O princípio da concorrência é uma disputa entre empresas para conquistar mercados para seus produtos ou serviços. Entre as características do capitalismo, eles poderão destacar: produção de mercadorias e geração de serviços destinados ao mercado; geração de diferentes classes socioeconômicas; trabalho assalariado; existência de fábricas, propriedades rurais, bancos, lojas, etc.; direito à propriedade privada, transmitida aos descendentes; busca pelo lucro.
6. Que continentes tiveram territórios mais diretamente explorados pelos impérios coloniais?
África, Ásia e Oceania.
7. Quais foram as consequências da exploração da natureza nos territórios desses continentes da África, Ásia e Oceania?
A intensificação da extração de minérios, pedras preciosas, madeira e outros recursos naturais e a ampliação de áreas agrícolas geraram impactos profundos, como a diminuição da vegetação nativa, a poluição de rios e processos erosivos, modificando muitos ecossistemas.
8. Caracterize a Primeira Revolução Industrial.
A Primeira Revolução Industrial teve origem no século XVIII, na Inglaterra. A introdução da máquina a vapor, movida a carvão mineral, e a invenção do tear mecânico permitiram a criação do sistema fabril e grande desenvolvimento da indústria têxtil. Nesse período ocorreu também o desenvolvimento do sistema de transporte de mercadorias e pessoas com a implantação, em grande extensão, do sistema ferroviário.
9. Explique a seguinte afirmação: A Revolução Industrial provocou a Revolução Agrícola e, juntas, elas determinam a intensificação da urbanização.
A revolução agrícola foi propiciada por incrementos industriais, aliados à modificação do sistema de propriedade e de organização do trabalho no campo, inicialmente na Inglaterra, estendendo-se, posteriormente, a outros países da Europa. Essas novas tecnologias, de um lado, ampliaram a produtividade do campo e, de outro, reduziram a necessidade de força de trabalho. Ao mesmo tempo, ocorreu mais demanda de terras para a plantação, intensificando o êxodo rural e o adensamento populacional nas cidades.
10. O que é uma empresa é uma transnacional?
É uma transnacional porque atua em diversos países, com funcionários espalhados pelos territórios de vários Estados-nações.
11. As características de uma empresa transnacional configuram o “padrão econômico produtivo em escala global”? Explique.
A empresa em questão explicita um padrão de produção em escala global, pois mantém sua sede no território de um país – Itália –, mas tem fábricas e escritórios de vendas em diversos países. Nas operações dessa empresa, utiliza-se a infraestrutura de comunicações e de transportes globalizada, por exemplo, para o contato entre a sede da empresa e suas fábricas e seus escritórios situados ao redor do globo, para o fornecimento de matérias-primas e para a distribuição dos produtos produzidos.
12. Quais mudanças a globalização tem provocado no papel do Estado?
Com a adoção das políticas neoliberais e em razão do grande endividamento externo, os Estados, principalmente os países em desenvolvimento, passam a depender mais intensamente dos organismos internacionais e do capital dos investidores estrangeiros e das transnacionais.