EXERCÍCIOS SOBRE AS MONARQUIAS EUROPEIAS (História 7º ano)

1. Como caracterizou-se a Europa no período da Alta Idade Média?
A Europa caracterizou-se pela fragmentação dos poderes político e militar, que passaram a ser exercidos pelos senhores feudais.
2. O que aconteceu na Europa no início da Baixa Idade Média?
Com o crescimento do comércio, a riqueza deixou de ser obtida principalmente pela posse de terras. Ela passou a ser alcançada também pelo acúmulo das moedas de metal, que podiam ser “entesouradas” (guardadas) ou trocadas por outras mercadorias. Além das questões políticas e econômicas, havia mudanças de natureza social. 
3. Qual é a origem do Parlamento?
As origens mais remotas do Parlamento estão nas assembleias das sociedades antigas. Nelas, eram definidos normas e julgamentos para o conjunto da população.
4. O que foi a “Guerra das Duas Rosas”?
Iniciado em 1455, o conflito opôs as famílias Lancaster, representada por uma rosa vermelha, e York, cujo símbolo era uma rosa branca – daí o nome Guerra das Duas Rosas. Ambas reivindicavam o direito de indicar um herdeiro para suceder o rei Henrique VI, que era Lancaster.
5. Como terminou a “Guerra das Duas Rosas”?
A situação só foi resolvida em 1485, quando ficou estabelecido que o novo rei da Inglaterra seria Henrique VII, da dinastia Tudor, descendente da família Lancaster, mas casado com a herdeira dos York.
6 . Em que se baseava o capitalismo comercial?
Se baseava no comércio e no expansionismo marítimo, ou seja, na conquista de novas terras alcançadas por mar e na exploração de riquezas dessas terras.
7. Cite os fatores que foram importantes para a formação das monarquias centralizadas na Europa.
Alguns dos principais fatores importantes para a formação das monarquias centralizadas foram: o desenvolvimento do comércio, a migração das pessoas do campo para as cidades, a formação de exércitos centralizados e a instituição de pesos, medidas e moedas comuns dentro de um território.
8. Identifique as principais causas da crise do século XIV.
As guerras, como entre a França e a Inglaterra; a falta de alimentos e a fome, causadas pelo crescimento populacional e pelas guerras; e as epidemias facilitadas pela ausência de saneamento nos novos núcleos urbanos e pelo afluxo de embarcações de diversas partes do mundo.
9. Faça um resumo dos acontecimentos mais importantes da Guerra dos Cem Anos.
Inglaterra e França envolveram-se no conflito conhecido como Guerra dos Cem Anos, devido a várias disputas territoriais e a uma questão dinástica na França. O último rei francês da dinastia capetíngia, Carlos IV, não deixou herdeiros diretos ao trono. Essa situação opôs dois grupos que se achavam no direito de conquistar a Coroa francesa. Um grupo era formado por nobres franceses e apoiava o conde Filipe de Valois – que assumiu o controle da monarquia como Filipe VI. O outro era liderado pelo rei inglês Eduardo III, sobrinho do monarca francês Filipe, o Belo (Filipe IV). O condado de Flandres tomou partido na disputa. A nobreza colocou-se ao lado de Filipe de Valois, enquanto a burguesia, que tinha fortes ligações com a Inglaterra por causa do comércio de tecidos, apoiou Eduardo. Com a movimentação dos exércitos de ambos os lados, em 1337 tinha início a Guerra dos Cem Anos.
10. Indique algumas mudanças que ocorreram a partir do século XIV e que são consideradas decisivas para o “fim” da Idade Média.
Revoltas camponesas; Guerra dos Cem Anos; a queda na produção de alimentos, que levou à fome; a peste negra; entre outras.