EXERCÍCIOS SOBRE TIPOS DE LINGUAGEM

1. Observe a cena retratada na ilustração a seguir:
a) Quais são os elementos de linguagem verbal presentes na ilustração?
Os elementos são: a placa que indica o táxi, a placa que indica o supermercado; as placas que indicam a drogaria e a funilaria, as frases ditas pelos colegas que se encontram no trânsito (o texto escrito) e a palavra “Biiii” para indicar o som da buzina.
b) Quais são os elementos de linguagem não verbal presentes na ilustração?
Os elementos são: o sinal vermelho, a imagem dos carros parados e enfileirados, os tipos de balões de fala empregados e a placa de proibido estacionar.
c) Que recurso visual foi usado na ilustração para indicar o modo como os personagens estão se expressando?
Os balões de fala.
d) Em sua opinião, por que no trânsito, o uso da linguagem não verbal é mais comum do que a linguagem verbal?
A linguagem não verbal é mais usual do que a linguagem verbal no trânsito porque os motoristas devem, enquanto dirigem, manter-se atentos à direção e, como a linguagem visual transmite mais rapidamente as mensagens do que a linguagem verbal, ela é mais eficiente nessa situação.

2. Observe atentamente as ilustrações a seguir:
a) O que acontece, respectivamente, nas imagens 1, 2, 3 e 4?
Na imagem 1, um menino e uma menina estão conversando; na imagem 2, um homem está falando em um megafone; na imagem 3, um homem está fazendo um gesto de “ok”; na imagem número 4, um homem está anunciando a venda de algo.
b) Considerando as situações descritas em sua resposta na alternativa a, em quais podemos assinalar o uso da linguagem verbal? Por quê?
Na imagem 1, 2 e 4, porque em todas elas há ocorrência do uso da língua para transmitir uma mensagem, isto é, na primeira situação, a conversa precisa da “língua” (das estruturas, palavras etc.) para realizar-se; na segunda, o homem que fala no megafone também emprega estruturas da língua e, na quarta imagem, para anunciar a venda de algo, o homem “fala em voz alta” e entrega panfletos escritos.
c) Em alguma das imagens, podemos afirmar que a mensagem é transmitida por meio da linguagem não verbal? Justifique sua resposta.
Sim, na imagem 3, pois a comunicação é feita mediante um gesto que pode indicar, a depender do contexto, a mensagem de “ok” ou “tudo bem”.

3. Observe a imagem a seguir:
Todas as alternativas apresentam informações corretas, exceto em:
a) A necessidade de comunicação é algo que faz parte da natureza humana e que a acompanha desde os tempos mais remotos, como comprova a imagem.
b) Registros como os da imagem servem para compreendermos como era a rotina dos nossos ancestrais nos primórdios da civilização.
c) A imagem comprova que a linguagem verbal já estava presente nessa época da história da humanidade.
d) A imagem retratada pode indicar atividade de caça ou de pastoreio.
e) A imagem comprova que a linguagem não verbal estava presente nessa época da história da humanidade.
4. O fragmento a seguir é parte de uma reportagem a respeito do sistema Braille; leia-o com atenção:

Como funciona o sistema Braille?
O sistema Braille é um processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Pode-se fazer a representação tanto de letras, como algarismos e sinais de pontuação. Ele é utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, e a leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo […]
Renata Costa. Como funciona o sistema Braille? Em: Revista Nova Escola (edição on-line). Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/como-funciona-sistema-braille-496102.shtml>. Acesso em: 21 mar. 2015.

De acordo com a descrição apresentada no fragmento, o Braille pode ser considerado:
a) Uma língua.
b) Um exemplo de linguagem não verbal.
c) Um exemplo de linguagem verbal.
d) Um exemplo de linguagem multimídia.
e) Um exemplo de linguagem visual.
5. A tirinha a seguir faz uso predominante da linguagem não verbal. Observe:
Se a narrativa presente nesta tirinha nos fosse contada por meio da linguagem verbal, como seria? Escreva um pequeno parágrafo contando-a:
Resposta pessoal

6. O registro escrito das palavras deve seguir as regras ortográficas estabelecidas pela gramática normativa; assim, é comum que os falantes de uma determinada língua sigam essas regras para escrever. Você sabe qual foi a última vez em que a língua portuguesa passou por uma reforma ortográfica? Pesquise algumas mudanças na grafia ou na acentuação de palavras, por exemplo, que foram instituídas nessa última reforma e anote-as.
Resposta pessoal. Nesta atividade o aluno pode pesquisar a data da última reforma e quais foram as principais mudanças incorporadas para anotar alguns exemplos, como a mudança nas regras do emprego do hífen em algumas palavras, a supressão do acento nos ditongos abertos das paroxítonas, a supressão do acento diferencial em certas palavras, a supressão do trema, a inserção das letras K, W e Y no alfabeto, a supressão do acento nas palavras terminadas em –eem e –oo, etc. 

7. Associe adequadamente as colunas:

I. Língua.                                                       
II. Linguagem verbal.
III. Linguagem não verbal.

( I ) Sistema gramatical pertencente a determinado grupo (de falantes) por meio do qual os indivíduos podem interagir e comunicar-se.
( III ) Utiliza sinais como sons, gestos, imagens, cores etc. para a comunicação de pessoas.
( II ) Utiliza palavras escritas ou faladas.

8. Compare os dois conjuntos de símbolos e responda às questões.
Em qual dos conjuntos, a combinação dos elementos permite estabelecer comunicação escrita no país em que você vive? Justifique sua resposta.
No segundo conjunto, pois nele é possível identificar as letras (sinais gráficos) utilizadas para formar as palavras escritas na língua portuguesa.

9. Leia atentamente o significado dos seguintes verbetes em língua portuguesa.
a) A respeito dos verbetes, assinale a alternativa incorreta:
(     ) Os três verbetes tratam de palavras com a mesma quantidade de letras.
(     ) Os três verbetes apresentam significados totalmente diferentes.
(     ) Os três verbetes apresentam a mesma classe gramatical (substantivo feminino).
( X ) Os três verbetes apresentam o mesmo fonema para a letra “a” final.
(     ) Os três verbetes apresentam duas vogais iguais.
b) Os fonemas representados pela letra “a” final nos termos “maça” e “maçã” são os mesmos? Justifique sua resposta.
Não, pois em “maça” o fonema que corresponde à letra “a” final indica um som diferente do fonema que corresponde à letra “a” final em “maçã”, já que o “til” nesse último termo indica outro som.
10. Leia as palavras a seguir:
cama – pila – lama – cega – chama – pilha – lhama – chega

a) Em relação às palavras da primeira linha, a letra “h”, nas palavras da segunda linha:
( X ) Modificou o fonema da letra anterior.
(     ) Não modificou o fonema da letra anterior.
b) Na língua portuguesa, em que situação a letra “h” não representa fonema?
Quando está no início de uma palavra.