EXERCÍCIOS SOBRE GÊNEROS TEXTUAIS E TIPOS DE SUJEITO (8º ANO)

1. Leia as sentenças a seguir sobre os contos de enigma e os contos de terror:
(02) O objetivo do conto de enigma é fazer o leitor se surpreender no final. E o do conto de terror é despertar no leitor sensações de medo e horror diante da morte, da loucura e do mal que se escondem na mente humana.
(04) Pistas falsas não podem ser dadas durante o conto de enigma.
(06) Há contos de terror em que a causa de temeridade se encontra na mente da personagem.
(08) É comum, no conto de enigma e no conto de terror, as ações ocorrerem no período noturno ou em espaços em que a luminosidade é pouca. O espaço e o tempo, portanto, contribuem para a criação do clima de suspense.
(12) No conto de terror, muitas vezes, não há elementos sobrenaturais. A verossimilhança interna, portanto, não confere coerência à narrativa.
A soma das sentenças corretas é: Estão corretas as sentenças (02), (06) e (08).
a) ( X ) 16
b) (    ) 8
c) (    ) 32
d) (    ) 48
e) (    ) 14
2. Se tratando de conto de enigma e de conto de terror, responda: quais são as principais diferenças entre tais gêneros?
I. A questão do suspense: no conto de enigma, o suspense é um elemento que deixa o leitor curioso para saber como o crime será desvendado. No conto de terror, o suspense contribui para a criação do clima assustador que é característico do gênero.
II. Personagens: no conto de enigma, elas apresentam características muito particulares: o detetive, o criminoso, a vítima, os suspeitos. Já no conto de terror, as personagens são mais misteriosas e nem todas as suas características são apresentadas, o que contribui para a criação do clima típico desse gênero.
III. A questão do espaço: no conto de terror, o espaço muito contribui para a atmosfera de mistério característica do gênero. Já no conto de enigma, apesar de a caracterização do espaço também ser importante, as ações parecem ter mais destaque do que o espaço.

3. Com relação ao enredo dos contos de enigma, que elementos precisam ser analisados, por meio de raciocínio lógico-dedutivo, para que o detetive e também o leitor consigam elucidar um mistério?
Com relação ao enredo dos contos de enigma, os elementos que precisam ser logicamente analisados são: o motivo para o crime, a maneira como ele foi executado e as pistas que o detetive terá de seguir para chegar à solução do mistério.

4. Levando em conta seus conhecimentos sobre os contos de enigma e os contos de terror, examine as duas imagens seguintes e responda: qual delas mais se relaciona a uma trama de suspense e/ou horror? Justifique sua resposta.

I. Imagem A: Esta imagem é a que mais se relaciona a uma trama de suspense e/ou horror. Sugere-se, nesta xilogravura, uma atmosfera soturna, apropriada para o desenvolvimento desses gêneros textuais. Aparentemente, a ambientação é noturna. A escuridão predomina e há pouca luminosidade. E, além disso, o homem ilustrado nesta obra representa um criminoso, como sugere seu título.

II. Imagem B: Apesar de ser uma imagem em preto e branco, há bastante luminosidade e, ao que parece, não se trata de um ambiente noturno, como é comum nas narrativas de terror e/ou de enigma. Além disso, o clima retratado não é de suspense ou de horror, mas sim de aparente descontração: dois garotos brincam com pequenos aviões.

5. Levando em conta o seu conhecimento sobre os tipos de sujeito, analise as orações e relacione com diferentes tipos de sujeito. 
( 1 ) sujeito simples
( 2 ) sujeito composto
( 3 ) sujeito desinencial
( 4 ) sujeito indeterminado
( 5 ) oração sem sujeito
( 3 ) “[…] até de olhos fechados/ Te acho mais bonito.”
(Mallu Magalhães, 7a faixa: “Te acho tão bonito”, Mallu Magalhães, Sony/BMG, 2009).

( 5 ) […] no meio do caminho da educação, havia uma pedra.”
(Convoque seu Buda, 9a faixa: “Duas de cinco”, Criolo, Oloko Records, 2014).

( 2 ) “No matrimônio, existem apenas obrigações e alguns direitos.”
(Friedrich Nietzsche)

( 1 ) “Neve atinge pelo menos 25 municípios gaúchos.”
(Disponível em: <http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticia/2013/08/neve-atinge-pelomenos- 25-municipios-gauchos-4248313.html>. 

( 1 ) “Chegaram mais itens na minha lojinha do ‘Enjoei’!”
(Disponível em: <http://www.garotasestupidas.com/chegaram-mais-itens-naminha- lojinha-do-enjoei/>. 

( 3 ) “Te carreguei no colo, menina.”
(Um beijo pra você, 3a faixa: “Menina”, Paulinho Nogueira/Netinho, Universal, 1993).

( 4 ) “Não me convidaram / Pra essa festa pobre […].”
(Ideologia, 6a faixa: “Brasil”, Cazuza/George Israel/Nilo Roméro, Universal Music Brasil, 1988).

( 5 )“Já havia um brilho no olhar.”
(Edu Ribeiro & Banda Cativeiro ao vivo, 5a faixa: “Me namora”, Edu Ribeiro/ Edu Ribeiro & Banda Cativeiro, Sky Blue Music, 1996).

( 2 ) “Choveram elogios e aplausos para Josep Guardiola e para o FC Bayern München após a conquista do 24o título na Bundesliga em tempo recorde, na terça-feira.”
(Disponível em: <http://pt.uefa.com/memberassociations/association=ger/news/ newsid=2078850.html>. 

( 3 ) “Somos do tamanho de nossos sonhos.”
(Fernando Pessoa)

6. Ainda com relação aos tipos de sujeito, leia a tira e analise as afirmações seguintes.
I. O sujeito do verbo “acreditar”, presente no primeiro quadrinho, é um sujeito desinencial.
II. Também no primeiro quadrinho, em “Tiraram o chapeuzinho do ‘voo’”, temos uma oração sem sujeito, já que não sabemos quem realizou a ação de “tirar”.
III. Ainda no primeiro quadrinho, o sujeito das duas orações com o verbo “perder” está oculto, ou seja, também se trata de sujeito desinencial.
IV. No segundo quadrinho, o sujeito do verbo “bater” em “bateu asas” é o pronome “ela”, um sujeito simples.
V. Ainda no segundo quadrinho, o sujeito das orações “bateu asas” e “não alçou vôo” é o mesmo.
Estão corretas APENAS as afirmativas:
a) I, III e V.
b) II, III e V.
c) I, II e IV.
d) I e IV.
e) II e V.
7. As orações sem sujeito são aquelas formadas por verbos impessoais. Baseando-se nessa informação e em seu conhecimento sobre o assunto, identifique a única alternativa, entre as listadas a seguir, que NÃO apresenta uma oração sem sujeito.
a) “Basta de corrupção”.
(Disponível em: <http://bastadecorrupcaobrasil.blogspot.com.br/>. Acesso em: 9 jun. 2012).
b) “Eram duas da manhã […] / Mas tudo bem.”
(Ensaio de cores – Ao vivo, 10a faixa: “Pra tomar três”, Edu Krieger/Ana Carolina, Sony, 2011).
c) “Faz calor em boa parte do Sudeste.”
(Disponível em: <http://videos.band.uol.com.br/programa.asp?e=noticias&pr=automais&v=Faca-hidratacao-no-cabelo-antes-de-ir-para-a-praia>. )
d) “Invadiram o meu Facebook […].”
(Disponível em:<http://www.istf.com.br/showthread.php/15734-Invadiram-meu-Facebook-pegaraminforma3%B5es-minhas-e-distribuiram>. )
e) “Houve muitas razões para o domínio de Alonso.”
(Declaração do piloto Raikkonen da Fórmula 1. )

8. Leia, com atenção, este trecho de um texto.
Procura-se um amigo
Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto, dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então, sentir falta de não ter esse amor… Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.
[…]
Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, e que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive.
Autor desconhecido
Disponível em: <http://www.jornaldepoesia.jor.br/vm4.html#procura>.
Levando em conta a revisão realizada no Capítulo 1, sobre índice de indeterminação do sujeito e também sobre verbos e seus complementos, analise as afirmações que seguem, referentes ao trecho lido.
I. Em “Procura-se um amigo”, o “se” é índice de indeterminação do sujeito.
II. Na oração “Procura-se um amigo”, o sujeito é “um amigo” e recebe a ação de “ser procurado”.
III. Os sujeitos de “Procura-se um amigo” e “Precisa-se de um amigo […]” são distintos.
IV. O verbo precisar, utilizado em “Precisa-se de um amigo […]”, é classificado como transitivo direto.
V. Em “Para não se viver debruçado no passado […]”, não dá para determinarmos quem é o sujeito, devido ao uso da partícula se, que acompanha o verbo viver — verbo intransitivo.
Estão corretas SOMENTE as afirmativas:
a) I e V.
b) II, III e V.
c) I e IV.
d) II e IV.
e) III, IV e V.
9. A indeterminação do sujeito pode ocorrer com verbo na terceira pessoa do plural sem se referir a nenhum elemento, ou com verbos transitivos indiretos, intransitivos ou de ligação acompanhados do pronome “se” e flexionados na terceira pessoa do singular. 
Tendo em vista essas informações e também o seu estudo sobre indeterminação do sujeito, analise as alternativas a seguir e assinale a única que NÃO apresenta, em destaque, uma oração com sujeito indeterminado.
a) “Um dia me disseram/ Que as nuvens/ Não eram de algodão.”
(Ouça o que eu digo: não ouça ninguém. 3a faixa: “Somos quem podemos ser”, Humberto Gessinger/Engenheiros do Hawaii, Sony & BMG, 1988).
b) “Socorro! Estão me seguindo!”
            (Livro de Clinton A. Valley)
c) “Consertam-se panelas.”
(Disponível em: <http://unisal.br/blog/blog/consertam-se-panelas/>. Acesso em: 11 jun. 2012).
d) “Necessita-se de doadores de sangue e plaquetas.”
(Disponível em: <http://site.ufsm.br/noticias/exibir/necessita-se-de-doadores-de-sangue-eplaquetas>.
e) “Não se pode confiar nelas’, diz estatístico sobre pesquisas eleitorais.”
(Disponível em: <http://www.redebrasilatual.com.br/eleicoes-2014/nao-se-podeconfiar-nelas-dizestatistico-sobre-pesquisas-eleitorais-8654.html>.