EXERCÍCIOS SOBRE CLASSES GRAMATICAIS (7º ANO)

1. Leia a seguir o começo de uma reportagem sobre os maiores animais do mundo e responda às questões a seguir.
Clique Ciência: quais os maiores animais do mundo?
Ao pensar nos maiores animais que existem, nos lembramos sempre de elefantes, ursos e outros animais terrestres. Mas é no mar que está o “número um” da lista: a baleia-azul (Balaenoptera musculus). Trata-se da maior criatura viva que existe e já existiu, ultrapassando até mesmo os dinossauros […].
Fonte: PRONIN, Tatiana. Clique Ciência: quais os maiores animais do mundo?. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2015/04/14/clique-ciencia-quais-os-maiores-animais-do-mundo.htm>. Acesso em: 14 abr. 2015.
a) Identifique os substantivos no título da reportagem.
Os substantivos são as palavras ciência, animais e mundo.
b) Que palavras ou expressões especificam o sentido da palavra animais no título?
As palavras os, maiores e a expressão do mundo especificam o sentido do substantivo animais.
c) Essas palavras pertencem a que classe gramatical?
Os (artigo); maiores (adjetivo); do mundo (locução adjetiva).
2. Releia esta frase do texto e observe a expressão que aparece entre aspas:
Mas é no mar que está o “número um” da lista: a baleia-azul (Balaenoptera musculus).
a) Na frase, a que classe gramatical corresponde a palavra número?
À classe gramatical dos substantivos.
b) Qual palavra na frase é responsável por fazer a palavra número funcionar como substantivo?
A palavra o.
c) A que classe gramatical pertence essa palavra?
Essa palavra pertence à classe dos artigos.
3. Observe atentamente a imagem a seguir.
Dos substantivos abstratos a seguir, escolha cinco que se associam diretamente à expressão revelada pelo casal da foto:
( X ) rapidez
(     ) agonia
( X ) entusiasmo
( X ) garra
(     ) emoção
( X ) agilidade
(     ) lentidão
(     ) delicadeza
( X ) alegria
(     ) fantasia
4. Leia, a seguir, o poema de Solano Trindade para responder às questões.
Notícias alegres da chegada da chuva
Bom dia terra!
Bom dia capim verde!
Bom dia barro vermelho molhado!
A chuva vestiu
seu vestido novo
e ouvi a sua cantiga de madrugada.
Bom dia Nova Olinda!
petróleo jorrou!
O petróleo trouxe roupa nova
para o Brasil!
Bom dia ó minha amada!
O meu amor está crescendo,
meus cabelos ficam brancos
como a bandeira da paz.
A canção do poeta
deu roupa nova a minh’a alma!
Viva a ternura das mulheres
Bom dia companheiros!
TRINDADE, Solano. Poemas antológicos de Solano Trindade. São Paulo: Nova Alexandria, 2007. p. 42. (Coleção Obras antológicas).

a) Releia a primeira estrofe e observe os termos em destaque.

“Bom dia terra!
Bom dia capim verde!
Bom dia barro vermelho molhado!
A chuva vestiu
seu vestido novo
e ouvi a sua cantiga de madrugada.”
O que é comum a todas as palavras em destaque nessa estrofe?
Todas as palavras em destaque nessa estrofe pertencem à classe gramatical dos substantivos.
b) Além de Brasil, qual outro substantivo próprio aparece na segunda estrofe?
Nova Olinda.
c) Copie do verso a seguir o substantivo. Depois, identifique as palavras que o acompanham e indique a classe gramatical delas. “O meu amor está crescendo”
Substantivo: amor. As palavras que acompanham o substantivo, consideradas determinantes do substantivo amor, são o (artigo) e meu (pronome).
5. Leia a seguir o começo de uma reportagem sobre reeducação alimentar.
Treine seu cérebro a comer bem
Quem cresceu comendo junk food acha impossível viver sem batata frita, hambúrguer e refrigerante. Mas o cérebro é capaz de aprender a gostar do que é saudável em qualquer estágio da vida, segundo um estudo da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos. Publicada na revista online inglesa Nutrition & Diabets, a pesquisa foi realizada com 13 adultos (homens e mulheres) acima do peso e oito deles iniciaram uma dieta rica em fibras, proteína magra e menos carboidrato. Após seis meses, os cientistas constataram, por meio de ressonância magnética, mudanças no cérebro daqueles que passaram por reeducação alimentar.
Fonte: CONTRERAS, Eliane. Treine seu cérebro a comer bem. Revista Boa Forma, ed. 336, out. 2014, p. 34.
a) No título da reportagem há um substantivo, qual é ele?
O substantivo é “cérebro”.
b) No título, esse substantivo aparece determinado por outro termo, qual é ele? A que classe gramatical pertence?
O termo que determina o substantivo é “seu” e pertence à classe dos “pronomes”. No caso, trata-se de um pronome pessoal.

6. Com base em seus conhecimentos sobre termos pertencentes a diferentes classes gramaticais e a sua relação com a classe dos substantivos, classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as alternativas a seguir:
a) ( V ) Adjetivos e locuções adjetivas têm a função de caracterizar os substantivos.
b) ( V ) Artigos, numerais e pronomes podem dar maior precisão aos substantivos.
c) ( F ) Verbos, adjetivos e advérbios nunca podem funcionar como substantivos.
d) (V) A substantivação de um termo pertencente a outra classe gramatical ocorre quando a ele se antepõe um artigo definido ou indefinido.
Reescreva as orações assinaladas como falsas corrigindo-as:
Verbos, adjetivos e até advérbios podem funcionar como substantivos, dependendo do contexto em que são empregados.
7. Leia a seguir um breve capítulo do livro de Ana Miranda sobre a escritora Clarice Lispector. Depois, responda às questões.
Mais real no espelho
Uma luz dentro. Como descrever uma luz assim? Uma súbita ausência. Uma guerra invisível entre perigos. O não-tempo sagrado do rosto desfigurado, o rosto é a sombra de sua alma. A nascente de seus olhos é obscura. Olhar de veludo úmido. Olhos de vaca ordenhada. Pérolas mornas. Borboleta no casulo. Bebe seu ser real na concha das mãos. Esquece de ser quem é. Quem sou eu? Quem sou eu?
Ela só se lembra do dia de amanhã.
MIRANDA, Ana. Clarice: ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 31.

I. Nas frases extraídas do primeiro parágrafo do texto, identifique os substantivos e os respectivos determinantes.
a) Uma luz dentro.
Determinantes: uma e dentro / Substantivo: luz.
b) Como descrever uma luz assim?
Determinantes: uma e assim / Substantivo: luz.
c) Uma súbita ausência.
Determinantes: uma e súbita / Substantivo: ausência.
d) O rosto é a sombra de sua alma.
Determinantes: o, a e sua / Substantivos: rosto, sombra e alma.
II. Agora, classifique os determinantes que acompanham os substantivos das frases do exercício anterior.
a) Uma: artigo indefinido / dentro: advérbio.
b) Uma: artigo indefinido / assim: advérbio.
c) Uma: artigo indefinido / súbita: adjetivo.
d) O: artigo definido masculino; a: artigo definido feminino; sua: pronome possessivo.
III. Releia a seguinte passagem do texto: “Olhar de veludo úmido.”
A palavra olhar pertence à classe gramatical dos verbos. Na frase retirada do texto, essa palavra também funciona como verbo?
Não. Na frase, a palavra olhar funciona como substantivo, pois está implícita a presença do artigo definido o em o olhar. Não é qualquer olhar; trata-se de um olhar específico, definido.
8. Leia a seguir o trecho de uma notícia sobre o reajuste das tarifas de energia elétrica no Brasil.
[…] Na média – incluindo todos os tipos de consumidores, como residências, industriais e comércios – o aumento será de 45,7%. O maior ajuste aprovado foi para a empresa CPFL Jaguari, que atende 38,4 mil unidades consumidoras no interior de São Paulo. Para os consumidores residenciais, especificamente, o aumento é de 39,49%, enquanto para indústrias haverá um ajuste de 48,85%. […]

Fonte: BORBA, Julia. Aneel aprova reajuste de 7 distribuidoras; alta média é de 45,7%. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/02/1584514-aneel-aprovareajuste-de-sete-distribuidoras-aumento-chega-a-457.shtml>. Acesso em: 20 abr. 2015.

Os termos destacados no fragmento anterior podem ser classificados do mesmo modo quanto à funcionalidade que exercem no contexto? Justifique sua reposta.
Não, pois o termo “consumidoras” tem a função de especificar/determinar/caracterizar o substantivo “unidades”, razão pela qual é classificado como adjetivo no contexto, ao passo que o termo “consumidores” tem a função de designar/nomear algo ou alguém (no caso do texto, seria designar um grupo de pessoas que pratica a ação de “consumir”), razão pela qual é classificado como substantivo.
9. As locuções adjetivas podem ser formadas por preposição e substantivo ou preposição e advérbio. Nas frases a seguir, identifique o substantivo e indique as locuções adjetivas, classificando-as.
a) O desafio de verão já começou.
Substantivo: desafio
Locução adjetiva: de verão (preposição + substantivo)
b) O barco a vela segue no mar apesar do vento.
Substantivo: barco
Locução adjetiva: a vela (preposição + substantivo)
c) O pneu de trás está furado.
Substantivo: pneu
Locução adjetiva: de trás (preposição + advérbio)
d) Esse livro de receitas mostra ingredientes apimentados.
Substantivo: livro
Locução adjetiva: de receitas (preposição + substantivo)
e) Aquela árvore com flores não deve ser podada.
Substantivo: árvore
Locução adjetiva: com flores (preposição + substantivo)
f) Fiquei com um gosto de chuva na boca.
Substantivo: gosto
Locução adjetiva: de chuva (preposição + substantivo)
g) O que tem no cardápio de hoje?
Substantivo: cardápio
Locução adjetiva: de hoje (preposição + advérbio)

10. Justifique o emprego de x e ch nas seguintes palavras:

a) paixão
Usa-se x depois de ditongo.
b) enxugar
Usa-se x em palavras com en- inicial.
c) chalé
Usa-se ch em palavras de origem francesa.