QUESTÕES SOBRE ORIENTAÇÃO, LOCALIZAÇÃO E COORDENADAS (6º ANO)

1 – Qual ponto cardeal é determinado pelo nascer do Sol? Descreva como podemos identificar os pontos cardeais com base na observação do Sol.
O ponto cardeal determinado pelo nascer do Sol é o Leste. O Sol nasce na direção Leste. Se orientarmos o braço direito para a direção na qual o Sol nasceu, temos o Leste à nossa direita, o Oeste à nossa esquerda, o Norte à nossa frente e o Sul atrás de nós.
2 – Por que os paralelos e os meridianos são chamados de linhas imaginárias? Como é feita a distribuição dessas linhas pelo globo?
Porque essas linhas não existem na realidade, de forma concreta. Trata-se de uma criação do ser humano. O traçado dessas linhas tem como referência o meridiano de Greenwich, no sentido leste-oeste (meridianos), e a linha do Equador, no sentido norte-sul (paralelos).
3 – Por que o meridiano de Greenwich é considerado uma referência geográfica?
Porque foi determinado que a partir dele fossem traçados todos os outros meridianos e paralelos. No caso do meridiano de Greenwich, que passa sobre o Observatório de Greenwich, próximo a Londres, no Reino Unido, ele foi adotado como inicial após acordo internacional estabelecido em 1884.
4 – Que modelo de representação mostra a superfície terrestre com menos distorções? Que inconveniência esse modelo apresenta?
O globo terrestre. Por ser esférico, aproxima-se mais da forma geoide do planeta e, portanto, apresenta pouca distorção no contorno dos continentes e oceanos. Entretanto, não possibilita a visão de toda a superfície terrestre de uma só vez.

5 – O que são paralelos?
Os paralelos são linhas imaginárias horizontais que circundam o planeta. O principal é a linha do Equador, que divide a Terra em duas partes iguais chamadas hemisférios: o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul.
6 – Como são chamados os principais paralelos?
Os principais paralelos recebem denominações específicas: Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer, no Hemisfério Norte; Círculo Polar Antártico e Trópico de Capricórnio, no Hemisfério Sul.
7 – O que são meridianos?
Os meridianos são linhas imaginárias verticais traçadas do Polo Norte ao Polo Sul e também são medidos em graus. Têm o valor máximo de 180º nos hemisférios Leste e Oeste.
8 – Qual meridiano é usado como referência para medir os demais?
Todos os meridianos são medidos a partir do meridiano de Greenwich, que corresponde a 0º e divide a Terra em dois hemisférios: o Hemisfério Leste e o Hemisfério Oeste.
9 – O que é latitude?
A latitude é a distância em graus de qualquer ponto na superfície terrestre em relação à linha do Equador. Todos os pontos que estão sobre o mesmo paralelo têm a mesma latitude. As latitudes variam entre 0º, na linha do Equador, e 90º, ao norte ou ao sul desse paralelo.
10 – O que é longitude?
A longitude é a distância em graus de qualquer ponto na superfície terrestre em relação ao meridiano de Greenwich. Todos os pontos situados sobre o mesmo meridiano têm a mesma longitude. As longitudes variam entre 0º, no meridiano de Greenwich, e 180º, para leste ou oeste dele.
11 – O que é uma coordenada geográfica?
É o cruzamento ou encontro de um paralelo (latitude) com um meridiano (longitude), o que nos permite localizar com exatidão um ponto na superfície terrestre.
12 – O que é uma carta geográfica?
Representação do espaço geográfico visto de cima. Trata-se de uma representação plana de uma porção pouco extensa da superfície terrestre, com detalhamento mediano dos aspectos naturais e artificiais presentes nessa área.
13 – O que é um mapa?
Representação do espaço geográfico visto de cima. Trata-se de uma representação plana e reduzida dos aspectos naturais e artificiais de toda a superfície terrestre ou de uma superfície definida por uma unidade político-administrativa (país, estado etc.) ou por uma divisão temática (bacias hidrográficas, áreas de proteção ambiental etc.).