EXERCÍCIOS SOBRE TIPOS DE ORAÇÕES (9º ANO)


1. No outdoor de Campanha contra o abuso de álcool na direção, do Ministério da Justiça e Polícia Rodoviária Federal, em 2009, o texto principal era assim: “Não deixe a bebida mudar o seu destino. Dirigir alcoolizado é crime e pode dar cadeia.”
Agora responda às seguintes questões.
I. Na propaganda, “Dirigir alcoolizado é crime” é uma oração coordenada assindética, pois está completa sintaticamente e não apresenta conectivo. Já a sentença “e pode dar cadeia” é também coordenada, mas, por apresentar conjunção, ela tem outra classificação. É uma oração:
a) coordenada sindética aditiva.
b) coordenada sindética conclusiva.
c) coordenada sindética explicativa.
d) coordenada sindética alternativa.
e) coordenada sindética adversativa.
II. As orações coordenadas são autônomas do ponto de vista sintático. Portanto, independentes umas das outras. Isso quer dizer que duas orações coordenadas de um período composto podem ser isoladas em dois períodos simples, eliminando-se a conjunção. Como em “Dirigir alcoolizado é crime e pode dar cadeia”, que poderia ter sido escrito assim: “Dirigir alcoolizado é crime. Pode dar cadeia.”. Assinale.
( X ) Certo. 
(     ) Errado.
2. Leia e analise as afirmativas abaixo e escreva a soma das afirmativas corretas.
(01) No período “Eles resolveram se casar no dia da mentira, porque ninguém acreditava que o Fabiano iria se casar.”, o trecho todo em destaque corresponde a apenas uma oração, que indica causa.
(02) No período: “Mas a cirurgia não resolveu, então Adriana teve que fazer uma histerectomia total.”, o trecho destacado indica a relação de conclusão.
(04) Em “Perdi muito sangue, tive de receber transfusão”, há duas orações coordenadas assindéticas.
(08) Em “Adriana recebeu alta em novembro e o casal decidiu celebrar a união em um desfile de carnaval.”, há, em destaque, uma oração coordenada sindética adversativa.
(16) No período: “O casal sempre quis ter um filho, mas o desejo de engravidar só se realizou quando ela já tinha 48 anos.”, o trecho destacado apresenta, respectivamente, duas orações: uma coordenada e uma subordinada.
A soma é 22 (alternativas corretas: 02, 04, 16).

3. Leia o anúncio a seguir e, logo após, analise as afirmações referentes a ele.
I. A frase “Instala sistemas de esgoto em obras para saúde pública” trata-se de um período simples, visto que apresenta apenas um verbo.
II. No período “Previne doenças, evita internações e a contaminação do solo”, há duas orações coordenadas assindéticas e uma coordenada sindética aditiva.
III. Em “Inclui municípios de até 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp”, o trecho em destaque corresponde a uma oração subordinada na forma reduzida.
IV. Em “Preserva e despolui córregos, rios e bacias”, há duas orações em relação de independência sintática.
V. No período “Tem a meta de ser o 1o Estado a universalizar o saneamento”, a oração destacada não é introduzida por conjunção e apresenta um verbo na forma nominal do particípio.
Estão corretas somente as afirmativas:
a) I e V.
b) II e III.
c) II e V.
d) I, III e IV.
e) III, IV e V.
Leia o texto que segue e, logo após, responda às questões de 4 à 12.
Cuidado: uso excessivo de internet e celular pode viciar
Danos ao cérebro seriam similares aos de drogas como a cocaína
RIO — A tecnologia está definitivamente presente na vida cotidiana. Seja para consultar informações, conversar com amigos e familiares ou apenas entreter, a internet e os celulares não saem das mãos e mentes das pessoas. Por esse motivo, especialistas alertam: o uso excessivo dessas ferramentas pode viciar. Apesar de o distúrbio ainda não constar no Manual Diagnóstico e Estatístico
de Transtornos Mentais, estudos recentes apontam que as mudanças causadas no cérebro pelo abuso na utilização da web são similares aos efeitos de drogas químicas, como o álcool e a cocaína.
— A dependência pela tecnologia é comportamental, as outras são químicas, mas ela causa o mesmo desgaste na ponta do neurônio que as drogas — explica Cristiano Nabuco de Abreu, coordenador do Grupo de Dependências Tecnológicas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Fobia de perder o celular
[…] De acordo com pesquisa realizada pela Google no ano passado, 73% dos brasileiros que possuem smartphones não saem de casa sem eles. A advogada Nídia Aguilar, por exemplo, diz se sentir ansiosa e incomodada quando fica longe do celular, pois usa o aparelho para se comunicar com clientes. Apesar de estar ciente do uso excessivo, ela considera o telefone fundamental para o trabalho.
— A linha que separa o uso do abuso é tênue. Mesmo que se use muito o celular, isso não caracteriza o vício. Na dependência patológica, o uso excessivo está ligado a um transtorno de ansiedade, como pânico ou fobia social — afirma a psicóloga Anna Lucia Spear King, pesquisadora do Laboratório de Pânico e Respiração do Instituto de Psiquiatria da UFRJ.
A pesquisadora é a pioneira no estudo científico da nomofobia, nome cunhado na Inglaterra para descrever o medo de ficar sem celular (no + mobile + fobia).
Ela explica que os principais sintomas da síndrome são angústia e sensação de desconforto quando se está sem o telefone e mudanças comportamentais, como isolamento e falta de interesse em outras atividades.
— Isso pode indicar que a pessoa está com algum problema que precisa ser investigado.
Atenção especial às crianças
A professora de piano Olga de Lena não se considera viciada em celular, mas admite que faz uso exagerado do seu iPhone. […]
— Estou sempre com ele. O aluno pede uma música e eu acesso na mesma hora. Quando vou a um restaurante, ele fica em cima da mesa. Sei que não é de bom tom, mas eu deixo mesmo que seja no silencioso — conta Olga, que relata a sensação de ficar sem o smartphone. — É desesperador! Eu perdi o meu aparelho recentemente e me senti como se estivesse doente, faltando uma parte de mim.
O relato de Olga pode ser considerado normal, mas existem casos que chamam atenção. Cristiano Nabuco atendeu a uma mãe que tinha que dar o celular para o filho de dois anos para que ele saísse da cama. […]
É comum ver, em festas infantis, crianças isoladas com o celular do pai na mão em vez de estar brincando com os colegas. De acordo com Nabuco, tal comportamento interfere no desenvolvimento emocional do indivíduo, o que pode acarretar transtornos na fase adulta. Ele recomenda que os pais não deem smartphones e tablets para crianças muito novas e monitorem como os filhos estão usando a internet.
[…]
— Com a popularização dos smartphones, o problema tende a crescer. Quanto mais interativo é o aparelho, maior é o potencial de dependência — afirma a psicóloga [Luciana Nunes, do Instituto Psicoinfo]. […]
[…] Cristiano Nabuco aconselha que as pessoas fiquem ao menos uma hora por dia longe do celular e desabilitem as notificações automáticas de e-mail e redes sociais. Também é essencial manter atividades ao ar livre, com encontros presenciais com outras pessoas. É o que faz o estudante de administração Felipe Souza. Pelo celular, ele joga, manda mensagens, lê e-mails e até assiste televisão. Na internet, conversa pelo Skype e participa de jogos on-line, mas não abandona o futebol semanal com os amigos.
— O celular não afeta o meu dia a dia. Só fico com ele na mão quando não tenho nada melhor para fazer — diz. […]
(MATSUURA, Sérgio. Cuidado: uso excessivo de internet e celular pode viciar. O Globo, 9 jun. 2013. Disponível em: <http://oglobo.globo. com/sociedade/tecnologia/cuidado-uso-excessivo-de-internet-celular-pode-viciar-8636717#ixzz3ZMnFinxH>. Acesso em: 13 maio 2015).

4. No período “Seja para consultar informações, conversar com amigos e familiares ou apenas entreter, a internet e os celulares não saem das mãos e mentes das pessoas”, a oração destacada insere ao texto uma relação de:
a) adição.
b) conclusão.
c) contraste.
d) explicação.
e) alternativa.

5. Nos trechos “Apesar de o distúrbio ainda não constar no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, estudos recentes apontam que as mudanças causadas no cérebro pelo abuso na utilização da web são similares aos efeitos de drogas químicas, como o álcool e a cocaína” e “Mesmo que se use muito o celular, isso não caracteriza o vício”, as orações subordinadas destacadas apresentam o mesmo valor semântico. Assinale.
( X ) Certo. 
(     ) Errado.
6. No período “Mesmo que se use muito o celular, isso não caracteriza o vício”, a locução conjuntiva em destaque poderia ser substituída, sem mudança de sentido, pela locução:
a) já que.
b) visto que.
c) ainda que.
d) uma vez que.
e) contanto que.
7. Escreva a soma das alternativas corretas com relação ao trecho que segue: “A advogada Nídia Aguilar, por exemplo, diz se sentir ansiosa e incomodada quando fica longe do celular, pois usa o aparelho para se comunicar com clientes.”
(01) A oração “A advogada Nídia Aguilar, por exemplo, diz se sentir ansiosa e incomodada” corresponde a uma oração principal.
(02) A oração “quando fica longe do celular” equivale, quanto ao papel sintático, a um advérbio de tempo.
(04) O trecho “pois usa o aparelho para se comunicar com clientes” apresenta duas orações. A primeira, “pois usa o aparelho”, tem duas funções: é uma oração coordenada (independente sintaticamente) em relação à oração anterior e, ao mesmo tempo, funciona como oração principal para a sentença seguinte: “para se comunicar com clientes”.
(08) A oração “pois usa o aparelho” estabelece uma relação de conclusão.
(16) A oração “para se comunicar com clientes” é uma oração subordinada reduzida, já que não dispõe de conjunção e apresenta o verbo na forma nominal do infinitivo.
Soma: 23 (01 + 02 + 04 + 16: sentenças corretas).

8. No trecho “Ela explica que os principais sintomas da síndrome são angústia e sensação de desconforto”, há duas orações que mantêm uma relação de dependência sintática entre si. A sentença em destaque completa o verbo explicar e, com isso, em relação à anterior, desempenha a função sintática de:
a) sujeito.
b) predicativo.
c) objeto direto.
d) objeto indireto.
e) complemento nominal.
9. VI. No período: “A linha que separa o uso do abuso é tênue”, a oração subordinada em destaque tem valor de advérbio. Assinale.
(     ) Certo. 
( X ) Errado.
10. Escreva, no quadrado, a soma das alternativas corretas com relação à oração em destaque no seguinte período: “Cristiano Nabuco atendeu a uma mãe que tinha que dar o celular para o filho de dois anos para que ele saísse da cama.”
(01) A oração “para que ele saísse da cama” é considerada uma oração sintaticamente dependente com relação à oração anterior.
(02) Tal oração pode ser classificada como uma oração coordenada.
(04) A oração “para que ele saísse da cama” funciona sintaticamente como um adjunto adverbial.
(08) Tal oração expressa a circunstância de causa.
(16) A oração “para que ele saísse da cama” foi escrita na forma desenvolvida, já que apresenta a locução conjuntiva para que e tem o verbo conjugado. Na forma reduzida, tal oração seria escrita assim: “para ele sair da cama”.
Soma: 21 (01 + 04 + 16: sentenças corretas).

11. O período “Quanto mais interativo é o aparelho, maior é o potencial de dependência” contém duas orações em relação de dependência sintática. O uso das expressões destacadas atribui, ao período, a circunstância adverbial de:
a) tempo.
b) condição.
c) proporção.
d) comparação.
e) consequência.
12. Escreva, na linha, a soma das alternativas corretas com relação ao trecho: “Pelo celular, ele joga, manda mensagens, lê e-mails e até assiste televisão. Na internet, conversa pelo Skype e participa de jogos on-line, mas não abandona o futebol semanal com os amigos.”
( 01 ) O período “Pelo celular, ele joga, manda mensagens, lê e-mails e até assiste televisão” apresenta quatro orações. Todas elas apresentam o mesmo sujeito, ou seja, o estudante de administração Felipe Souza, representado pelo pronome ele.
(02) Além disso, tais orações também apresentam seus respectivos verbos: jogar, mandar, ler e assistir; e os complementos verbais: “mensagens”, “e-mails” e “televisão”. Por apresentarem, então, essa composição com sujeito, verbo e complemento (com exceção da oração com o verbo jogar, que não exigiu complemento neste caso), tais orações são consideradas sintaticamente independentes.
(04) Tanto o período: “Pelo celular, ele joga, manda mensagens, lê e-mails e até assiste televisão” quanto o outro: “Na internet, conversa pelo Skype e participa de jogos on-line, mas não abandona o futebol semanal com os amigos” são considerados períodos compostos por coordenação.
(08) Só é possível atribuir a uma oração o status de independente sintaticamente observando-se o contexto. Por exemplo, a oração “manda mensagens”, utilizada no primeiro período, é considerada independente nesse contexto. A mesma frase poderia, em outro contexto, ser subordinada, como em: “Ele disse que manda mensagens.
( 16 ) Podemos classificar as orações sindéticas conforme a ideia que a conjunção empregada expressa. Por exemplo, em “mas não abandona o futebol semanal com os amigos”, a conjunção utilizada expressa a ideia de adição, com isso, essa oração é classificada como uma oração coordenada sindética aditiva.
Soma: 15 (01 + 02 + 04 + 08: sentenças corretas).